A medida permitirá que o Palácio dos Bandeirantes se preocupe apenas em reservar recursos para a implantação do Trecho Norte, concluindo a via expressa.
O Trecho Oeste, o único já entregue, começou a ser erguido pelo Estado em 1998 e foi finalizado em 2002. Só depois foi concedido à iniciativa privada. O mesmo encaminhamento é dado à via Sul, ainda em obras. Quando pronto, todo o anel rodoviário terá 176 quilômetros de extensão, interligando as principais rodovias de acesso à Capital, desde a Régis Bittencourt até o Sistema Anchieta-Imigrantes. O empreendimento irá retirar o tráfego pesado das vias urbanas da Capital, facilitando o acesso entre o Interior e o Porto de Santos.
Diferente dos dois primeiros trechos, o Leste não receberá dinheiro público na sua construção. Orçado em R$ 2 bilhões, o projeto terá de ser custeado pela vencedora de uma concorrência pública, que, para reaver o investimento, administrará as praças de pedágios da via por 25 anos.
A partir do novo modelo, a Dersa acredita que poderá adiantar a conclusão do Rodoanel. A princípio, seguindo o financiamento estritamente público – com verbas do Estado e da União -, os quatro arcos do empreendimento só ficariam prontos em 2015. Agora, a expectativa é que em pouco mais de três anos todo o corredor seja entregue à população.
O Trecho Leste terá 40,6 quilômetros de extensão e ligará as cidades de Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano e Itaquaquecetuba. Quando pronto, a expectativa é que sejam desviados para ele cerca de 60% do tráfego de veículos que utilizam as marginais Tietê e Pinheiros ea Avenida dos Bandeirantes, principais corredores de ligação entre o Interior e o cais santista.
Entretanto, esta etapa do anel ainda terá de passar por licenciamento ambiental e ser licitada. Os prazos destas fases, porém, não podem ser mensurados em razão da necessidade de audiências públicas e dos constantes questionamentos judiciais à concorrência. Somente depois haverá o início das obras.
Na mesma situação ficará o Trecho Norte. Mas, para o Governo do Estado, será possível entregar as duas vias para o tráfego até março de 2012.
TRECHO SUL
Ainda de acordo com a Dersa, até agora, 50% do traçado do Trecho Sul do Rodoanel Mario Covas já foram concluídos. A companhia informou que os cinco lotes estão na mesma proporção de execução.
Orçado em R$ 3,5 bilhões, a via Sul terá 57 quilômetros, além dos 4 quilômetros de duplicação da Avenida Papa João XXIII, em Mauá. Parte dos recursos para as obras, R$ 2 bilhões, foi obtida com a licitação do Trecho Oeste, realizada no semestre passado.
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