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23 de Abril de 2015 – 05h04 horas / GCN

A duplicação da rodovia Engenheiro Ronan Rocha (SP-345) entre Patrocínio Paulista e Itirapuã, reivindicação antiga de moradores da região e políticos das duas cidades, deve finalmente sair do papel. O decreto de utilidade pública assinado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), necessário para a execução, foi publicado no último sábado no Diário Oficial do Estado e prevê a conclusão das obras para fevereiro de 2017.

O documento autoriza a liberação de 176 mil metros quadrados de áreas necessárias para a ampliação da rodovia. Segundo a publicação, as obras terão início em outubro, no trecho entre os quilômetros 10,5 e 20.

Segundo a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), além da duplicação, as obras compreendem a implantação de dois novos dispositivos de acesso a Itirapuã, dois novos retornos (no quilômetro 13,95 e no quilômetro 16,1) e uma ponte sobre o rio Sapucaízinho.

Caberá à concessionária Autovias o cumprimento da obra, conforme determina o contrato de concessão. O gerenciamento e a fiscalização dos trabalhos, previstos para durar 16 meses, ficarão por conta da Artesp.

A medida chega três anos e meio após a agência ter anunciado que a duplicação seria feita. Em outubro de 2011, o órgão informou que havia feito um levantamento do fluxo de veículos no trecho entre Patrocínio e Itirapuã e que o VDM (Volume Diário Médio) verificado no local indicava que a rodovia recebia 5.003 veículos por dia (na somatória dos dois sentidos), movimento considerado suficiente para que a duplicação da via fosse justificada.

Para o prefeito de Patrocínio Paulista, Marcos Antônio Ferreira (PT), toda a região ganha. “É muito importante, principalmente, porque vai contribuir para que haja uma redução dos acidentes que acontecem neste trecho. É também uma obra que favorece o desenvolvimento e contribui para que nossa microrregião continue sendo ótima e avance. Fico feliz, porque beneficia toda a região”, afirmou o prefeito.

Informações sobre investimentos necessários por parte da Autovias, bem como o cronograma das obras e detalhamento sobre a instalação de possíveis desvios durante a execução do projeto não foram informados pela concessionária até o fechamento desta edição.


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