Estação do Desenvolvimento, na COP30, terá Ministério dos Transportes como coorganizador
Compartilhe

A Estação do Desenvolvimento, iniciativa idealizada pelo Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) para a COP30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climáticas (Conferência das Partes), anuncia mais uma importante parceria. O Ministério dos Transportes formalizou sua participação como coorganizador do espaço, que será instalado em Belém (PA) durante a conferência, marcada para novembro deste ano.

A pasta organizará diversos painéis, tendo um dia reservado exclusivamente para as atividades propostas pelo ministro Renan Filho. São esperados autoridades do Ministério, representantes técnicos, parlamentares e convidados estratégicos, que terão atuação ativa em debates voltados aos principais desafios e oportunidades do setor, como redução das emissões, infraestrutura resiliente, renovação de frotas, multimodalidade e logística sustentável.

Para o anfitrião do evento e presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, esta parceria fortalece a iniciativa como um espaço estratégico de diálogo e construção coletiva. “Acreditamos que a transformação do setor de transporte rumo a um modelo mais sustentável exige articulação entre governo, setor produtivo e sociedade civil. A união de esforços é essencial para avançarmos em soluções concretas, com base em dados, inovação e compromisso com o futuro do país, e este será um momento oportuno para fomentar importantes soluções para todos”, disse.

“A estação do desenvolvimento, mais que um espaço de debate, integração e referência, será, na COP30, a materialização de uma aliança estratégica entre o setor produtivo e os desafios da sustentabilidade. Com a CNT e outros parceiros, vamos consolidar os compromissos e alavancar o desenvolvimento do Brasil, mostrando sinergia entre progresso e responsabilidade socioambiental”, afirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Um hub de conexões no coração da Amazônia

A presença da pasta governamental, ao lado de parceiros institucionais como o Pacto Global da ONU, o Instituto Ethos e a Abani (Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Navegação Interior), fortalece a Estação do Desenvolvimento como um hub durante os dias e noites da COP30. O espaço conta com o patrocínio da MoveInfra — movimento que reúne os seis principais grupos de infraestrutura do país —, da ABAC (Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem) e da ATP (Associação de Terminais Portuários Privados).

Todos esses atores devem protagonizar uma agenda integrada de diálogo propositivo na Conferência. O setor produtivo, que nem sempre encontra espaço de fala na Blue e na Green Zone, terá um local estratégico para dar visibilidade para pautas como descarbonização, transição energética, infraestrutura resiliente e inovação sustentável.

Para saber como se tornar um parceiro ou ter mais informações sobre o projeto, acesse: cop30.sistematransporte.org.br


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.