Especialistas debatem a gestão das relações de trabalho
Compartilhe
17 de Junho de 2008 – 10h00 horas / Redação SETCESP
O 5º Encontro Técnico Gestão das Relações de Trabalho no Transporte de Carga reuniu especialistas da área trabalhista, ontem (16), na sede do SETCESP.
Impacto da Penhora On-line na Organização Sindical esteve na pauta do encontro e motivou reflexões. O setor produtivo tem sido penalizado com tal procedimento, uma vez que é bastante comum o juiz decretar bloqueio das contas das empresas e dos sócios, em pendências trabalhistas, dificultando o pagamento de salários, impostos e outras obrigações. O que se discute é a adoção de um sistema mais justo, que evite abusos e que se atenha a uma conta específica para bloqueio do débito.
Também esteve na pauta do encontro o Atendimento a Lei de Cotas no Âmbito do TRC. Pois é latente a dificuldade de se contratar profissionais portadores de necessidades especiais para dirigir um caminhão ou até trabalhar na área operacional das empresas. Foram analisados todos os ângulos da lei e destacado seu papel social, porém, a mesma tem que se adequar à realidade dos setores envolvidos
“SETCESP
Luiz Antonio Festino, diretor de Assuntos Parlamentares da Nova Central Sindical dos Trabalhadores do Estado de São Paulo; André Luiz Grandizioli, secretário adjunto de Relações de Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Manoel Sousa Lima Júnior, vice-presidente do SETCESP; José Biazon, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Depósitos de Distribuição de Bebidas de São Paulo Guarulhos, Osasco e Itapecerica da Serra (Sindbeb) e Adauto Bentivegna Filho, assessor da presidência do SETCESP
Outro tema em destaque no evento tratou da questão da jornada de trabalho, em que se avaliou a recente decisão da Vara do Trabalho de Rondonópolis, Mato Grosso, que exigia (a liminar foi cassada) o controle da jornada de trabalho dos motoristas em atividade externa, bem como o tema tempo de direção, em que se analisou alguns projetos de lei que estão em tramitação no Congresso Nacional.
Também estiveram em debate o “Sistema Mediador – A Modernização das Relações do Trabalho”; Os Problemas do Transporte no País”; “Exames Admissionais e Periódicos no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) no Setor e Capacitação de Mão-de-Obra”.
Participaram dos debates representantes do SETCESP, do Ministério do Trabalho e Emprego, da Nova Central Sindical de Trabalhador (NCST), da Federação dos Trabalhadores Rodoviários do Estado de São Paulo; do Sindicato Paulista dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinpait) e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo (SRTE) entre outras instituições.
“SETCESP
Participantes do 5º Encontro Técnico Gestão das Relações de Trabalho no Transporte de Carga

voltar