Escolha de uma boa localização é o sucesso das transportadoras, defende executivo
Compartilhe

A logística atual para as empresas do transporte rodoviário de cargas reflete em tomada de  decisões estratégicas, seja em grandes ou pequenas transportadoras, afinal, tais decisões impactam diretamente na produção, comercialização e eficiência do serviço. Segundo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), até o final de 2022, o governo  federal prevê a contratação de R$260 bilhões em obras e projetos de infraestrutura na área de  transportes, através de concessões à iniciativa privada, ampliando a visão de interesse na  abertura de mais filiais do segmento no Brasil.  

Segundo informe e análise da CNT (Confederação Nacional de Transporte) feitos em 2021, houve um crescimento no volume de serviços do setor do TRC em 3,8%, principalmente para o modal  rodoviário, e esse aumento pode ser superado em 2022. De acordo com dados preliminares de  estudo da consultoria Ilos – Instituto de Logística e Supply Chain, foram movimentadas 1,94  trilhão de TKUs – unidade que combina toneladas com quilômetros percorridos – só em 2021. 

Com os investimentos em tecnologia e projetos previstos de melhoria em infraestruturas  rodoviárias para o setor do TRC, cogitar a abertura estratégica de filiais ou novas  transportadoras torna-se plausível com o cenário atual.  

Com isso, pensar na localidade para o seu negócio é otimizar os processos de locomoção para  estarem estreitamente ligados aos principais pontos que beneficiam o transporte rodoviário de  cargas, como a proximidade com as principais rodovias que levam ao seu cliente final,  otimizando o tempo, reduzindo os custos e, consequentemente, aumentando os lucros. 

José Alberto Panzan, presidente do SINDICAMP – Sindicato das Empresas de Transportes e  Cargas de Campinas e Região e diretor da Anacirema Transportes, explica: “Sobretudo, no transporte rodoviário de cargas, em que as distâncias, os espaços e a infraestrutura constituem  algumas de suas principais variáveis, pensar na localização da sua transportadora é uma etapa  fundamental para se manter competitivo no mercado e continuar gerando resultados por décadas ou gerações. Um dos motivos da Anacirema Transportes e Logística estar no mercado  de transporte há mais de 30 anos tem total relação com esta questão, pois sabíamos dessa  relevância para o fluxo de mercadorias em território nacional”.  

“Com o cenário atual vinculados ao aumento nos custos do transporte, tanto por questões já  conhecidas pelo setor (segurança, manutenção, compra de peças e de equipamentos, folha de  pagamento etc.) quanto pela conjuntura externa (conflitos internacionais, preço dos  combustíveis e pandemia), a localização não é só uma forma de evoluir a sua transportadora,  mas de conseguir se manter estável em meio a uma economia que sofre instabilidades”, complementa José Alberto. 

Ademais, a atenção e cuidado aos detalhes destes fatores que influenciam o âmbito institucional são determinantes em qualquer empreendimento, independente do serviço executado.  

Tendo isso em vista, o executivo conclui: “No TRC, mais do que qualquer outro setor, o  posicionamento é um determinante para o futuro da transportadora e do cumprimento da sua  função com a sociedade e com a economia local”. 


voltar