Engajamento profissional: entenda a importância para a sua empresa
Compartilhe

O engajamento profissional é um fator fundamental para o sucesso de qualquer negócio. O funcionário engajado é aquele que se identifica com os objetivos e valores da empresa, sentindo-se realizado ao desempenhar suas atividades no ambiente de trabalho. Esse tipo de colaborador apresenta uma postura empenhada, colaborativa e otimista, o que traz diversos benefícios para a rotina da organização.

Para aumentar o engajamento, é preciso ter líderes que valorizem e dialoguem com seus subordinados, além de muito planejamento e estratégia. O RH tem um papel essencial na implementação dessas ações, já que cuida diretamente de fatores-chave como avaliação de desempenho, gestão de competências e planos de carreira.

É importante pensar muito bem em cada uma dessas tarefas, inovando e trazendo tendências de mercado sempre que possível. Sistemas informatizados de gestão de pessoas e treinamentos gamificados são ótimos exemplos de ferramentas que ajudam a criar conexão com os colaboradores.

Todo esse esforço, certamente, vale a pena, já que o engajamento profissional gera excelentes vantagens para a empresa. Para ajudar você a entender melhor a importância desse trabalho no dia a dia, explicaremos neste post os principais diferenciais gerados pelo aumento do engajamento entre os funcionários. Interessado? Confira a seguir!

Alinhamento do funcionário com os objetivos da organização

Quando o colaborador se identifica com o propósito da empresa, é criada uma conexão afetiva que aumenta o senso de pertencimento. Desse modo, as metas da organização acabam se tornando também os objetivos do funcionário, já que ele se vê trabalhando dia após dia por algo em que realmente acredita.

Para que isso se concretize, é fundamental que o RH estabeleça uma cultura organizacional muito forte e bem definida. Apenas o discurso não basta: é preciso ter práticas coerentes e fiéis à identidade proposta. Dessa forma, os valores da empresa serão reforçados em cada detalhe da rotina de trabalho, garantindo o engajamento profissional.

Uma das maiores vantagens de contar com funcionários alinhados com os objetivos da empresa é o aumento da taxa de retenção de talentos. Afinal, se um profissional sente que trabalha em um lugar que representa seus valores pessoais, pensará duas vezes antes de buscar oportunidades em outras organizações.

Aumento da produtividade

Quanto maior o engajamento profissional na empresa, mais motivada se torna a equipe. Quando um funcionário acredita no que faz e desempenha tarefas que lhe trazem satisfação, é natural que ele se sinta compelido a dar 100% de sua capacidade em suas atividades. Isso aumenta a produtividade e gera excelentes resultados para o negócio.

Além disso, colaboradores satisfeitos sofrem menos desgaste mental e físico no dia a dia, o que aumenta a qualidade de vida. Esse aspecto é importante para reduzir as taxas de ausências e problemas de saúde entre os funcionários, fatores que também influenciam diretamente na produtividade.

Melhorias no clima organizacional

Profissionais engajados se tornam embaixadores internos da empresa, contagiando positivamente os colegas no ambiente de trabalho. Esse tipo de atitude, somada a uma cultura organizacional forte, faz com que o relacionamento da equipe melhore e a satisfação aumente, garantindo um bom clima corporativo.

A imagem da organização entre clientes e parceiros também é potencializada quando a equipe é engajada. Afinal, os funcionários são responsáveis por todos os contatos e atendimentos prestados pela empresa. Se o colaborador estiver feliz e motivado, seu discurso estará alinhado aos propósitos da instituição e a qualidade dessas interações será muito maior.

Reforce a cultura organizacional e trace planos de comunicação interna e desenvolvimento de carreira. Temos certeza de que você verá ótimos resultados em breve!


voltar