Empresas são convidadas a encontrar um propósito na sustentabilidade durante o Encontro ESG
Compartilhe

O renomado professor Marcus Nakagawa ministrou a palestra que causou grande reflexão

Para encerrar os debates e discussões dos painéis no Encontro ESG, – que aconteceu na sede da entidade, no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o professor e autor premiado, Marcus Nakagawa, foi convidado para falar de sustentabilidade como propósito para as empresas e, não como uma obrigação.

“Pensem no planeta Terra como um enorme condomínio, em que cada um deve fazer sua parte. Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU são nossos desafios em comum”, indicou Marcus.

Ele convidou o público a repensar o modelo de vida atual. “Será que nascemos apenas para trabalhar e pagar boletos? Mudança climática, falta de água, pandemia…, será que a gente consegue resolver tudo isso? ”, questionou o professor.

“Podemos sim, além de prevenir catástrofes, conseguimos transformar o atual cenário”, respondeu ele, acrescentando ser preciso inserir temas ambientais nas nossas conversas do cotidiano.

“Pratique dias mais sustentáveis na sua rotina. Mantenha um estilo de vida baseado no bem-estar. E que isso não seja só uma promessa de segunda-feira”, sugeriu.

Marcus convidou as empresas a enxergarem o ESG como algo muito maior do que um simples departamento. “Ele tem que ser transversal em uma organização, o qual todo mundo tem que cuidar. Não pode ser só um relatório, porque é um processo de gestão”.

Segundo ele, a sustentabilidade também é uma evolução da gestão de risco e as empresas não podem esperar para tomar suas iniciativas a respeito.

“Vocês transportadores são ótimos no que fazem. Atendam a necessidade do cliente, mas façam algo também em prol do mundo, para as pessoas lembrarem das empresas de vocês de uma forma positiva”, aconselhou.

Leia também:

SETCESP realiza jornada ESG e destaca Responsabilidade Ambiental e Social

Especialistas discutem Governança empresarial como fator essencial para a segurança viária


voltar