Elogio em boca própria é vitupério
Compartilhe

Elogio em boca própria é vitupério, diz o ditado português.

Vitupério, na língua portuguesa, significa uma palavra, atitude ou gesto que tem o poder de ofender a dignidade ou a honra de alguém. É uma afronta, insulto ou qualquer ato infame e vergonhoso.

Assim, o que o ditado quer nos ensinar é que jamais devemos nos auto elogiar, pois isso será uma ofensa, um ato infame e vergonhoso.

Quanta verdade há nesse ditado!

Conheço pessoas que perderam a noção do ridículo fazendo rasgados elogios a si mesmas. Tudo delas é melhor. Tudo o que elas fazem é perfeito. Tudo o que elas têm é de melhor qualidade. Elas fazem as melhores viagens; vestem as melhores roupas; leem os melhores livros, assistem os melhores filmes; frequentam os melhores restaurantes e tomam os vinhos mais caros e premiados. São pessoas ridículas.

Quando elas decidem falar sobre as viagens que fizeram e fazem é melhor sair de perto, pois elas foram a lugares que ninguém jamais foi ou irá; foram recebidas pelas pessoas mais importantes do local; se hospedaram nos melhores hotéis e saborearam comidas que ninguém jamais comeu ou comerá! Dá pra aguentar?

Seria bom se essas pessoas conhecessem este velho ditado português e tomassem um boa dose de “Semancol” com se diz no interior do Brasil e não nos fizessem ter que ouvir os vitupérios que saem de suas arrogantes bocas.

Pense nisso. Sucesso!

PENSE NISSO:

Você conhece pessoas que se auto elogiam o tempo todo? O que pensa delas?

Quando essas pessoas falam de seus próprios talentos, conquistas, prêmios e sucessos, você acredita em tudo o que elas dizem?

Você já tentou dizer a essas pessoas que elas fazem um papel ridículo se auto elogiando o tempo todo de forma exagerada?

E você? Será que você também não tem esse vício de se auto elogiar sem perceber que está cometendo um vitupério?


voltar