Elétrico, inteligente e seguro: saiba mais sobre o e-Delivery
Compartilhe

Segurança e vida útil estendida nas baterias

O novo VW e-Delivery conta com cerca de 100 sensores e novos controles eletrônicos para tornar o veículo ainda mais eficiente. A novidade carrega em si tecnologia de ponta com os mais refinados sistemas de inteligência a bordo. As soluções variam desde a regeneração da energia de frenagem a comandos mais eficazes para o ar-condicionado. Seja de forma automática ou por escolha do condutor, o e-Delivery opera sempre em sua máxima eficiência.

Um dos grandes trunfos do veículo está em seu sistema de regeneração do motor, capaz de recuperar mais de 40% da energia durante a frenagem, que será utilizada para recarregar as baterias. O freio regenerativo auxilia o freio de serviço, de maneira a prover máxima desaceleração do veículo e menor desgaste dos componentes, o que reduz fortemente o custo de manutenção e aumenta a disponibilidade do veículo na operação. A partir de uma tecla no painel, o condutor pode escolher entre três estágios, variando a intensidade de atuação do sistema.

Outro diferencial é o Eco-Drive Mode, acionado pelo motorista quando necessita economizar bateria. Com esse comando, o veículo ajusta automaticamente sua performance na operação, entregando somente o necessário e aumentando sua autonomia.

A inteligência do veículo vai além: o e-Delivery vem equipado de série com inclinômetro, um sensor de inclinação que analisa a condição topográfica e envia a mensagem para o motor, tudo de forma automática. Em conjunto com o sistema auxiliar de partida em rampa (HSA), torna-se o sonho de qualquer motorista. O caminhão tem força e potência suficientes para partir em aclives de até 28% sem qualquer dificuldade.

Direção e freios com alta eficiência

O quesito segurança também agrega o que há de mais moderno. Os clientes do e-Delivery se beneficiam do controle automático de tração (conhecido como ATC, da sigla em inglês). Sensores eletrônicos monitoram constantemente a trajetória do veículo e indicam qualquer potencial redução na aderência dos pneus ao solo para ativar automaticamente os freios de roda e ajustar o torque do motor até que se recupere o atrito e o controle do movimento. O veículo passa a contar ainda com sensor de ABS no eixo auxiliar com válvula moduladora de pressão para melhor distribuição da frenagem.

Nas baterias, além do gerenciamento de todo o desempenho e fluxo da energia, há um controle térmico específico, desenvolvido exclusivamente para o e-Delivery, com base nas aplicações em países emergentes, que se traduz em um robusto sistema de resfriamento a água com controle de temperatura para prolongar sua vida útil. Também conta com um sistema de aquecimento, para países com temperaturas mais baixas. Tudo de acordo com a necessidade identificada e de forma totalmente segura.

O sistema monitora, em tempo real, a temperatura da bateria para entregar o máximo desempenho. Tem diferentes estágios de acordo com a condição de operação do veículo. Sensores eletrônicos acompanham e reagem, de forma instantânea, à pressão, à temperatura da água e do ambiente.

Todo o veículo é programado para trabalhar de forma eficiente, o que reverte em menor consumo de energia e melhor custo operacional. Ou seja, seus sistemas operam em máxima eficiência e não atuam sem que haja necessidade. Há controles eletrônicos até mesmo para os sistemas de compressor do freio e de ar condicionado, que operam de acordo com a demanda do veículo, conforme solicitação do condutor.

O conforto na cabine também é gerenciado por sistemas inteligentes. Os sistemas de ar condicionado e aquecedor são independentes e com desempenho otimizado. O cuidado chega no detalhe: novos silenciadores foram instalados em todas as válvulas de freio para diminuir ruído.

Elétrico, conectado, inteligente e sob medida: o e-Delivery também já vem preparado para tomada de força elétrica de alta e baixa tensão (ePTO).


voltar