Novos rumos para 2019
Compartilhe
22/02/2019 – 17:08 / SETCESP

Na última semana, os resultados de dezembro da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), divulgados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, ganharam grande visibilidade nos veículos do setor já que demonstraram dados abaixo dos que foram projetados pela CNT -Confederação Nacional do Transporte para o ano de 2018.

Em razão do enfraquecimento do volume de atividades no segundo semestre de 2018, a alta acumulada fechou o ano em apenas 1,2%. É o segundo ano seguido de alta do volume de serviços do setor após dois anos de forte retração em razão da crise econômica. A análise por segmento mostrou que houve avanço de 2,1% no segmento terrestre.

Segundo a CNT, com esse resultado o setor encerrou 2018 com a produção anual semelhante ao observado em 2011 e cerca de 10% inferior ao observado no final de 2014, ano de início da crise. Isso traz um cenário que mostra que o crescimento observado em 2018 foi bastante fraco, pois seriam necessários oito anos com crescimento de 1,2% ao ano para que o volume de serviços retornasse aos níveis de 2014. Ainda de acordo com a Confederação a paralisação dos caminhoneiros, em maio de 2018, teve influência nesse resultado.

O que o SETCESP e todo o setor de transporte rodoviário de cargas espera é que com o novo cenário político do Brasil e com as previsões otimistas para a economia, os transportadores possam voltar ao rumo da produtividade e rentabilidade alavancando ainda mais as estimativas do país.


voltar