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26 de Fevereiro de 2016 – 18h00 horas / Ministério dos Transportes

Já começaram os trabalhos para a construção da nova ponte sobre a várzea do Arroio Castagnino, no km 414,1 da BR-153/RS, em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul. A contratação da empresa foi realizada com dispensa de licitação devido à emergência do serviço.


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Sul (DNIT/RS) já possui autorização do Exército para o manuseio de material explosivo e a demolição do restante da ponte que desabou no final de dezembro de 2015 deve ocorrer nos próximos dias.


A construção da nova ponte está prevista para ser realizada em 180 dias pela empresa Sogel (sogelconstrutora.com.br) e serão investidos quase 9 bilhões, incluindo os custos da construção de desvio provisório e elaboração do projeto executivo de engenharia. A declaração de emergência foi publicada no Diário Oficial da União no dia 5 de fevereiro deste ano.


O DNIT/RS estima que a implosão do que restou da travessia, bem como a limpeza do entulho e drenagem da água sejam finalizadas em até 40 dias. “Porém, alguns serviços de construção poderão ser realizados em paralelo a este trabalho. Portanto, seis meses devem ser suficientes para a nova ponte entrar em operação, caso não tenhamos problemas com chuvas fortes e cheias”, salienta o superintendente do DNIT/RS, Hiratan Pinheiro da Silva.


A estrutura antiga desmoronou devido às fortes chuvas à cheia do Rio Jacuí que atingiram a região na época. Dois pilares e a cabeceira foram levados pela água. Um desvio provisório foi construído ao lado e ficará em operação até a conclusão da nova travessia.


A nova ponte sobre a várzea do Arroio Castagnino, na BR-153/RS, será 17 metros mais extensa do que a estrutura que desabou. Quando concluída, a travessia terá 101 metros de extensão e 13 metros de largura. As pistas contarão com acostamento e capacidade para suportar 45 toneladas.


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