Compartilhe
05 de Abril de 2018 – 15h22 horas / DNIT

Com cerca de 60% dos serviços executados, a duplicação da BR-116/RS está com 98,5% da sua extensão de 211,2 km, entre Guaíba e Pelotas, com algum tipo de trabalho iniciado. Em valores, já foram investidos no empreendimento mais de R$ 791 milhões e são necessários outros R$ 550 milhões para concluir a obra.

 

Para este ano estão garantidos R$ 99,5 milhões. Os dados foram divulgados na quinta-feira (29/03) pelo superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Sul (DNIT/RS), engenheiro Hiratan Pinheiro da Silva, durante reunião da Frente Parlamentar para Acompanhamento das Obras e Defesa da Conclusão da Duplicação da BR-116, realizada com autoridades e lideranças municipais de Camaquã.

 

No encontro, o trecho da duplicação entre a Vila São Carlos (km 390 da rodovia) até o entroncamento com a ERS-350 (km 398) foi o que mais gerou questionamentos dos presentes. O segmento está inserido no Lote 4 da duplicação (km 373,2 ao km 397,2), que está 44,5% concluído. Dos serviços realizados, segundo Hiratan, destacam-se a terraplenagem que está 100% executada, a base da pavimentação (etapa que antecede a aplicação de asfalto) que já está pronta em 20,9 quilômetros dos 23,9 do trecho e a ponte sobre o Arroio Velhaco que está concluída. “Queremos deixar este lote na melhor condição possível, pois quando tivermos o recurso adequado poderemos executar o asfalto”, comentou.

 

A explanação abordou também os trabalhos no Lote 5 (km 397,2 ao 422,3). Entre as principais dúvidas estava o acesso das comunidades lindeiras para a rodovia. Os alagamentos dentro do município também foram tratados na reunião. “A drenagem da rodovia contará com três tubulações de mais de três metros de largura e 3 metros de altura para dar vazão à água. E, depois de concluirmos as obras da pista nova, iremos adequar a tubulação da pista em operação. Portanto, a duplicação da rodovia não afeta a drenagem na área urbana de Camaquã”, garantiu Hiratan.

 

A construção das passarelas foi uma preocupação levantada pelos participantes da reunião. O superintendente elencou que no projeto original da duplicação estão previstas duas passarelas para Camaquã, uma no km 395,350 (em frente à Blue Ville) e a outra no km 395,820 (próxima à Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido Rodrigues de Freitas). “Mais de 20 passarelas estão previstas para toda a duplicação, mas serão construídas em um outro projeto”, anunciou.

 

Além de representantes da Frente Parlamentar, estiveram presentes no encontro, representantes das construtoras, supervisão de obras, gestão ambiental e os fiscais do DNIT dos Lotes 4 e 5. Veja abaixo o mapa da duplicação da BR-116-RS.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.