Compartilhe
27 de Março de 2018 – 16h30 horas / DNIT

De acordo com regras estabelecidas pelo Banco Central e pela FEBRABAN, desde o último sábado (24), os boletos de cobrança de valores igual ou acima de R$ 800,00 (oitocentos reais) passaram a trafegar pela Nova Plataforma de Boletos Registrados, possibilitando aos emissores e consumidores maior conveniência e segurança na operação. Dentre os benefícios da mudança estão:

 

  • Possibilidade de pagamento de boleto vencido em qualquer canal de recebimento do Banco;
  • Ainda mais segurança no pagamento, com duplo controle contra as fraudes;
  • Redução de inconsistências de pagamento (e pagamento em duplicidade);

 

Para tanto, o Banco Central determinou que todo boleto de pagamento tenha, dentre outros, os dados do CPF/CNPJ e CEP do pagador.

 

Caso não consiga efetuar o pagamento de uma GRU emitida pelo DNIT por divergência dessas informações, a orientação é que o motorista encaminhe para o endereço eletrônico multas@dnit.gov.br cópia simples e legível de documento contendo os dados atualizados do proprietário do veículo. Isso possibilitará a correção da informação. Exemplo de documento: dossiê do veículo emitido pelo DETRAN ou cópia do CRV; cópia da CNH; comprovante de endereço; Cadastro Nacional Pessoa Jurídica, entre outros.

 

A título de informação, o DNIT obtém os dados em questão da Base Nacional – RENAINF com os quais gera a GRU. Essas informações podem estar desatualizadas com o DETRAN de licenciamento do veículo.

 

De acordo com o cronograma do Banco Central, a partir de 21/07/2018 todo Boleto-Cobrança acima de R$ 0,01 deverá ser registrado.

 

Antecipação da aplicação das novas rotinas

Desde o dia 20 de março o DNIT passou a registrar na Plataforma de Boletos Registrados as Guias de Pagamento (GRU) relacionadas às multas de trânsito.

 

A autarquia salienta ainda que nesse primeiro momento uma GRU não registrada pode deixar de ser recebida pelo Banco. Se isso acontecer, basta acessar o Portal de Multas do DNIT e gerar uma nova Guia de Pagamento através do Acesso Completo ou Simplificado.

 

Para mais esclarecimentos, seguem abaixo os canais de comunicação da área de multas do DNIT:

 

Telefone: 0800 611 535

E-mail: multas@dnit.gov.br


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.