Direito Tributário – Crédito outorgado de ICMS sem incidência de IRPJ e CSLL
Compartilhe
26 de Fevereiro de 2018 – 16h40 horas / Vianna & Oliveira Franco Advogados

* por João Burke

Em recente decisão, o Superior Tribunal de Justiça confirmou a tese a respeito da não incidência de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) sobre crédito outorgado de ICMS para optantes do Lucro Real. No estado de São Paulo, a decisão favorece setores de indústria, comércio e transporte interestadual e intermunicipal, podendo alcançar valores expressivos para as empresas do setor que buscarem seus direitos judicialmente.

 

A estratégia jurídica mais recomendada tem sido a interposição de medida judicial para reconhecimento do direito de a empresa não mais recolher IRPJ e CSLL sobre o crédito presumido de ICMS, assim como para compensar os últimos 5 anos recolhidos a este título, devidamente atualizados desde o pagamento, com os tributos e contribuições administrados pela Receita Federal.

 

João Burke é advogado tributarista, sócio do escritório Vianna & Oliveira Franco Advogados (www.veof.com.br). Para maiores informações sobre o assunto, coloca-se à disposição pelo e-mail: joaoburke@veof.com.br


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.