Dentro do prazo
Compartilhe

Fazer com que as entregas nos Centros de Distribuição ocorram de maneira ágil e eficiente é um cuidado constante do nosso Departamento de Abastecimento Urbano

Tempo é dinheiro! Para as empresas de transporte esse mote não é diferente. A demora no descarregamento de entregas resulta em mais tempo de espera do motorista profissional, menos disponibilidade do veículo de entrega e maiores custos.

Para mudar uma dinâmica de descarregamento, que estava se tornando cada vez mais onerosa e ineficaz ao TRC, é que foi criado o Departamento de Abastecimento Urbano (DAU). A partir de então, o departamento tem realizado um serviço com excelentes resultados na interlocução e resolução de problemas de recebimento de cargas nos principais pontos de concentração de carga de São Paulo.

O serviço, que há mais de 10 anos vem sendo disponibilizado aos associados, foi o ponto chave para a mudança do modus operandi de muitos Centros de Distribuição (CDs) da região metropolitana. A receita para a transformação foi simples, apesar de árdua.

No início, para instituir o serviço, foi preciso muita conversa com gestores dos CDs, como conta o coordenador de transportes do SETCESP, Rafael Bastos. “Tivemos muitas reuniões com as áreas administrativa e operacional sobre como a forma de trabalhar era complicada. Às vezes, para o descarregamento o caminhão passava por uma espera absurda de 12 horas. Essa dificuldade foi resolvida a quatro mãos”, lembrando que isso só foi possível também pela disposição dos próprios CDs em melhorar.

Atualmente, uma equipe do próprio SETCESP é encarregada de monitorar e auxiliar as principais transportadoras nos Centros de Distribuição como: Centro Brasileiro de Distribuição (CBD), Carrefour (CDA), Lojas Americanas (LASA), B2W, Makro, Atacadão e Walmart.

Após as várias negociações a equipe do SETCESP conseguiu transitar nos CDs e passou a ser, no local, uma verdadeira extensão das transportadoras. “Dentro dos CDs a transportadora não tem como verificar o que está acontecendo, hoje somos nós os olhos dela lá”, diz Rafael. A falta de estrutura e de agendamento era outro problema que, segundo coordenador de transportes, também foi sanado na maioria dos Centros de Distribuição.

A equipe do DAU faz o acompanhamento logístico do descarregamento e também auxilia nas tratativas de intercorrências, na interlocução e resolução de problemas de recebimento de cargas, conforme exemplifica Rafael “se há uma nota fiscal divergente, logo informamos a empresa de transporte, para que com isso, tenha oportunidade de mandar rapidamente uma nota de correção”, pontua.

Além disso, o DAU ajuda na elaboração da pesquisa anual do Índice de Eficiência no Recebimento (IER), que avalia os Centros de Distribuição e shopping centers em relação à infraestrutura, processos e tempo médio de descarregamento de carga, visando não somente identificar os locais com melhor desempenho nestes quesitos, mas também, propor mudanças que tornem o recebimento de mercadorias ainda mais eficiente.

 “O tempo de descarregamento é medido desde quando o transportador dá entrada na nota fiscal até a hora que ele sai com o comprovante de entrega, e isso, serve para empresa transportadora avaliar a taxa de dificuldade da entrega. Com essas informações é possível balizar se há necessidade de cobrança de taxas extras ou se é possível fazer mais de uma entrega no dia. As informações ajudam a nortear a operação da transportadora”, diz Raquel Serini, economista do IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Carga), órgão ligado ao SETCESP.

Raquel também informa que, em paralelo ao DAU, existe o serviço de consultoria de custos do SETCESP que fornece informações técnicas aos associados. Por meio destes dados fundamentados, o associado pode apresentar ao cliente o quanto a dificuldade de entrega impacta em suas operações e interfere no valor da precificação do seu serviço.

 “O Índice de Eficiência no Recebimento medido é levado individualmente a cada CD para que possa aperfeiçoar o processo de descarga. Explicamos a metodologia, apontamos as dificuldades operacionais e de estrutura. Antes, havia uma resistência em melhorar, mas a gente trazendo exemplos de boas práticas, de um centro para outro, o sistema atual teve uma melhora considerável”, comenta Raquel.

Outro suporte realizado pelo DAU envolve a logística reversa, que faz o acompanhamento das retiradas de paletes, se for preciso.

Em caso de necessidade, você associado, pode entrar em contato com o DAU pelo telefone (11)2632-1076 e WhatsApp (11) 9754-5800 / (11) 96907-9406 ou nos e-mails: ier@setcesp.org.br e ier1@setcesp.org.br.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.