A demanda pelo transporte de carga das empresas aéreas ao redor do mundo subiu 4,5% em janeiro, em comparação com o mesmo mês de 2012, informou hoje a Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês). O nível foi medido pelo índice FTK, que representa as toneladas por quilômetro viajado.
No mesmo período, a oferta avançou 5,1%, diminuindo a eficiência dos voos. Assim, a taxa de ocupação de carga as companhias terminou o primeiro mês do ano em 43,1%.
A maior procura pelas viagens se deu em rotas internacionais das empresas. Nesse segmento, a demanda avançou 5,2% e a oferta, 5,6%. Em âmbito doméstico, as altas foram de 0,3% e 3,1%, respectivamente.
“A melhora na demanda representa boa notícia. É um passo à frente no ritmo após a fraca alta que observamos na segunda metade de 2013”, comentou, em nota, Tony Tyler, diretor-geral da Iata. “Em termos reais, os volumes são semelhantes ao pico pós-crise de 2010.”
Mais uma vez, o maior crescimento na demanda por transporte de carga se deu no Oriente Médio. A alta foi de 10,7% em janeiro. Ao mesmo tempo, a oferta subiu 11,5%. Na América Latina, o desempenho ficou abaixo do esperado principalmente pela fraca movimentação no Brasil.
O pior desempenho, porém, foi registrado na América do Norte. A demanda teve leve alta de 0,7% e a oferta recuou 0,9%.
voltar