Compartilhe
19 de Abril de 2016 – 07h13 horas / NTC

A demanda das empresas por crédito encolheu 5% em março, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Serasa Experian. Na comparação com fevereiro, por outro lado, o indicador cresceu 15,3%, uma variação explicada pela ocorrência do carnaval no segundo mês do ano. Quando considerado o balanço do primeiro trimestre, a demanda das empresas por crédito recuou 9,3% em relação ao mesmo intervalo de 2015.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a menor procura por crédito decorre da existência de incertezas quanto à trajetória da política econômica, do aprofundamento da recessão e das taxas de juros dos empréstimos cada vez mais elevadas.

No balanço de janeiro a março, o segmento com maior retração na demanda foi aquele que reúne as médias empresas, com retração de 20,3%. Na sequência, segundo a Serasa Experian, aparecem as grandes empresas, com retração de 16,6% na demanda. Entre as micro e pequenas empresas, a demanda por crédito encolheu 8,7% no primeiro trimestre.

O resultado do período foi influenciado negativamente pelas indústrias, onde a demanda por crédito encolheu 11,2%. Na sequência aparecem os setores de comércio (-10,4%) e serviços (-7,8%).


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.