Cuide primeiro do que depende de você
Compartilhe

Outro dia, numa empresa, assisti uma acalorada discussão sobre as injustiças que vêm sendo cometidas no Brasil e sobre os sérios problemas causados por nossas autoridades em todos os níveis de governo.

Sem pedir que sejamos alienados de nossos problemas políticos e sociais e afirmando que, sim, devemos participar e dar sempre nossa opinião, e pressionar aqueles que mereceram nossos votos para que verdadeiramente nos representem, fui conduzindo a discussão para os problemas concretos da empresa que dependiam da ação imediata dos que estavam ali discutindo e que aguardavam suas urgentes decisões e ações.

Havia uma série de problemas com clientes e fornecedores que estavam pendentes de decisões. Havia problemas na compra de equipamentos essenciais para a área de pesquisa e desenvolvimento que estavam há meses sem solução. Havia reformas urgentes que deveriam ser feitas no setor de logística que estavam paradas. Havia uma dezena de vagas não preenchidas e sem uma ação efetiva dos setores de recrutamento e seleção, etc.

A grande verdade que todos nós precisamos aceitar é a de que é sempre mais fácil encontrar problemas e até soluções para aquilo que não depende diretamente de nós, do que enfrentar os desafios que só dependem de nós para serem enfrentados e resolvidos.

Isso vale também para nossa vida pessoal e profissional. Será que estamos tendo a coragem de enfrentar e resolver primeiro os problemas e desafios que realmente dependem de nós? Será que estamos investindo em nosso próprio desenvolvimento pessoal e profissional ou estamos esperando que alguém faça isso por nós?

Pense nisso. Sucesso!


voltar