Planejamento e pesquisa são tão importantes quanto a criatividade para destacar sua marca nas redes
Gerar engajamento, aumentar o número de seguidores e por que não viralizar? Esses são os objetivos de quem trabalha com o marketing de conteúdo nas empresas. Mas afinal, o que é preciso para ter sucesso e se destacar nas redes sociais?
A verdade é que mais do que uma ideia brilhante, pesquisa e planejamento são fundamentais para chamar a atenção do seu público, e uma das primeiras coisas a considerar é conhecer os seus interesses e as necessidades dele.
“Precisa entender com quem você quer falar, assim saberá qual o tom usar nesta comunicação. Será algo mais ou menos informal? Isso aponta qual o tipo de conexão emocional que se deseja estabelecer”, esclarece Mariana Araújo, especialista em marketing digital.
Araújo indica que é preciso avaliar a frequência de postagens e também qual rede social usar para fazer essa conexão. Segundo ela, o Instagram, no momento, é a mais recomendada para as empresas por ser bastante usada para validação de quem busca um produto e serviço, e além disso atende vários formatos de postagem.
Já o TikTok só vale a pena se a empresa está disposta a gravar muitos vídeos e trazer um tom de humor. Quanto ao Facebook, não é mais a rede do momento, embora ainda englobe bastante usuários e tem público mais maduro. Enquanto que, o LinkedIn é algo bem voltado para o corporativo, então vale a pena para quem atua no B2B ou quer falar com outras empresas do setor.
“Indico usar formatos diferentes de posts como o estático, carrossel e vídeo. É bom ter essa variação até para identificar o que agrada seu público. Outra coisa é estabelecer uma frequência de postagem. Todas essas características impactam para maximizar o engajamento”, explica ela.
Agora, já tendo a compreensão quanto público, rede social, formato e frequência é hora de pensar nos tipos de conteúdo. Pode-se testar algumas trends (tendências momentâneas de vídeos virais) ou apostar outras fórmulas já consolidadas.
Uma delas é o storytelling, que traz uma história de sucesso – uma espécie de testemunhal de clientes que usaram seus produtos ou serviços. Um estilo parecido com esse é o formato demonstração, que apresenta o produto e serviço em ação.
Também existem grande repercussão de posts com enquetes e perguntas que incentivam a participação do público. “Sempre colocar uma pergunta demonstra o quanto o seu negócio se importa com a opinião do outro e contribui para criar interação ”, considera a especialista.
Ainda é possível investir em conteúdos que trazem tutoriais e dicas práticas de como usar tal item ou resolver tal problema. Semelhantes a estes, tem aqueles que apresentam a rotina, o dia a dia ou os bastidores da organização.
Compartilhar notícias ou artigos relevantes é outra possibilidade e mostra que a sua organização está atualizada com as novidades do setor. Posts colaborativos também são uma opção válida para ampliar o alcance.
Encerrando as sugestões de conteúdos para postagem, não se pode esquecer dos memes, que são conteúdos leves e engraçados com mensagens ou histórias divertidas. “A gente até costuma dizer que no Brasil tudo vira meme. Nos negócios às vezes dá para aproveitar esse estilo descontraído, lógico que, sempre mantendo o tom e sem comprometer a autoridade da sua marca”, diz Araújo.
Ela ainda reforça que produção de conteúdo para as mídias é um processo contínuo de aprendizado e adaptação, por essa razão é preciso testar diferentes formatos e tipos de conteúdo e analisar quais impactam mais seus seguidores e o usuário. “Depois de tudo é preciso monitorar o desempenho e avaliar o que deu certo e o que não deu certo”.
Agora, para ser criativo e conseguir construir conteúdos que se destacam, a recomendação é expandir os horizontes: ouvir podcasts, assistir filmes, ler livros e tudo mais que possa ampliar o repertório. Principalmente, acompanhar o que os outros estão fazendo, inclusive em outros setores de negócio como o mercado financeiro, comércio e o agro.
“Por que se você não sair do seu nicho específico, não tem como se destacar fazendo o mesmo que todos já fazem. Criatividade é uma habilidade com a qual, não necessariamente você nasce, mas consegue aprimorá-la conforme o trabalho de pesquisa e aprendizado. Veja o que funciona para outros setores e traga para o seu segmento. Isso te fará se sobressair”, diz Araújo.
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