Crédito verde: saiba como financiar ações de sustentabilidade da sua empresa
Compartilhe

Tal modalidade traz condições mais vantajosas para quem quer implementar ou ampliar iniciativas sustentáveis

Para fazer a descarbonização da economia, todo mundo tem que fazer sua parte: a sociedade civil, a iniciativa privada e também o mercado financeiro. Foi por isso que surgiu o crédito verde.

Lançado em agosto de 2021, ele garante condições financeiras mais atrativas para as empresas que comprovem a melhoria de indicadores e a adoção de práticas empresariais nos aspectos ESG (Sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança).

Existem diferentes tipos de créditos verdes: bilateral, título verde, crédito rotativo, empréstimo sindicalizado e financiamento. Seja qual for a aplicação, ele é destinado às organizações que tem propósitos de preservação do meio ambiente, mitigação das mudanças climáticas e de responsabilidade social.

Para que empresas acessem esta modalidade elas devem demonstrar que adequaram suas ações atendendo aos padrões de sustentabilidade ou que tem o objetivo de alcançar a eficiência energética, trazendo efeitos positivos ao meio ambiente.

Assim, poderão recorrer a linhas de empréstimos de forma facilitada e com juros menores. Contudo, é preciso seguir certos critérios já estipulados pelo agente financeiro com quem se deseja tomar crédito, como detalhamos a seguir.

Linhas disponíveis no mercado para sua empresa

Reconhecendo que encorajar práticas sustentáveis é fundamental para garantir recursos no futuro, a Transpocred oferece condições especiais que incentivam práticas ambientais responsáveis.

“Estas linhas são projetadas para apoiar a aquisição de veículos que contribuem significativamente para a redução de emissões de poluentes e gases de efeito estufa, com condições atrativas como taxas a partir de 1,09% ao mês, carência para início de pagamento e prazos de parcelamento flexíveis”, observa a presidente da Transpocred, Roberta Caldas.

Segundo ela, a instituição tem por intenção proporcionar às transportadoras opções financeiras que favoreçam a adoção de tecnologias limpas e sustentáveis. Entretanto, para se enquadrar as linhas de crédito verde que a cooperativa oferece, precisam antes demonstrar um compromisso claro com a redução de impactos ambientais.

“Especificamente, para o Crédito de Veículos Elétricos e Híbridos, as empresas devem optar pela aquisição que utilize tecnologia elétrica ou híbrida. Para o Crédito de Veículos com certificação Euro 6, é necessário que os bens aqueles adquiridos atendam às rigorosas normas de emissões já impostas conforme o modelo. Se tratando do Crédito BNDES FINAME Baixo Carbono, as empresas devem investir em caminhões elétricos, híbridos ou movidos exclusivamente a biocombustíveis”, explica Caldas.

Assim também, o Sicredi, conectando o desenvolvimento econômico à busca por soluções sustentáveis, compreende produtos e serviços financeiros que possibilitam igualdade social, ao mesmo tempo, em que reduzem os riscos ambientais.

“Entre os exemplos, podemos destacar a linha para financiamento de projetos de implantação de energia fotovoltaica e para geração de energia sustentável, como as usinas eólicas e biodigestores. Há ainda linhas voltadas à mobilidade carbono zero, para aquisição de bicicletas, patinetes elétricos, veículos de passeio, utilitários leves, motocicletas elétricas e veículos pesados”, conta César Carvalho, assessor de negócios na Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP.

Carvalho informa também que no que diz respeito ao crédito, todos os financiamentos concedidos respeitam a política de riscos socioambientais, sempre com base em autorizações e licenças para atividades que não envolvam uma lista de restrições nacionais e internacionais.

O último relatório de resultados do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), referente ao segundo trimestre de 2022, indica que 68% de sua carteira de crédito — ou R$ 238 bilhões, está vinculada a projetos que apoiam a economia verde e o desenvolvimento social.

De fato, o crédito verde é fundamental para impulsionar a transição para uma economia mais sustentável, e pode ser uma opção bem vantajosa ao possibilitar que sua empresa capte recursos que possam ser direcionados para projetos e ações que gerem benefícios ao meio ambiente e a toda sociedade.


voltar