COP-27: setor de transporte é aliado à disseminação de ações sustentáveis
Compartilhe

A participação em fóruns com outras entidades de classe e autoridades do setor de  regulação ambiental é o ponto-chave para propagar ações 

As práticas sustentáveis vêm ganhando popularidade nos mercados financeiros, com  potencial para serem inovadoras e melhorar a economia por meio de uma forte  colaboração. Uma grande aliada deste feito é a Conferência das Partes das Nações  Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-27): o evento, que contou recentemente  com sua edição de 2022, tem um compromisso relativo ao Acordo de Paris de reduzir  em 37% as emissões de gases de efeito estufa até 2025 e em 50% até 2030. Seu  cumprimento é importante para a economia brasileira, pois promoverá avanço aos  negócios verdes, ao meio ambiente, à saúde pública, à geração de empregos e a  investimentos nacionais e internacionais. 

No transporte rodoviário de cargas, especialmente no de produtos perigosos, há  diversas exigências e regulamentos, pois qualquer tipo de vazamento pode causar  danos ou apresentar riscos à saúde dos humanos e dos animais (terrestres e  aquáticos) e ao meio ambiente. A Associação Brasileira de Transporte e Logística de  Produtos Perigosos (ABTLP), entidade de classe atuante há 24 anos no setor  transportador, participa de fóruns com stakeholders, outras entidades e autoridades  do setor de regulação ambiental para disseminar ações aos seus associados sobre  questões ambientais.

“A ABTLP esclarece e fornece conhecimentos para a preservação do meio ambiente,  tais como a utilização de veículos menos poluentes e com menor consumo de  combustível por tonelada transportada; descarte e destinação adequada de resíduos;  e recuperação e reutilização de insumos como pneus, baterias e reuso de água  proveniente de limpeza externa”, afirma o vice-presidente da ABTLP, Sérgio  Sukadolnick. 

A ampliação da utilização de fontes renováveis de energia e o avanço da  descarbonização, entre outros temas sustentáveis, também fazem parte dessas  ações. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial  (Aberje), até 2021, 95% das empresas brasileiras possuem governança ambiental,  social e corporativa (ESG) como prioridade em sua agenda organizacional. 

O Brasil é signatário do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e, como a  ABTLP é representante dos associados do segmento de transporte de produtos  perigosos no país, tem como dever cumprir tudo o que for determinado em legislação  ou que contribua para redução dos problemas climáticos causados pelo aumento da  poluição e pelo uso de recursos naturais. 

“Apoiamos programas de premiação a boas práticas de sustentabilidade como o  Prêmio de Sustentabilidade promovido pelo Sindicato das Empresas de Transportes  de Carga de São Paulo e Região (SETCESP). Além disso, disseminamos programas  de boas práticas no transporte que contemplem itens que estabeleçam metas de  redução e realizamos ações que evitam danos ao meio ambiente, como o SASSMAQ  Rodoviário, Estação de Limpeza e Atuação Responsável da Abiquim e Comissão de  Manuseio e Transporte da Abiclor”, completa Sukadolnick. 

Além disso, a ABTLP possui associados com o ESG implantado ou em fase de  implantação e conta com o benchmarking para auxiliar nos projetos comuns ao  segmento, bem como mantém conversas com consultores e empresas para promover ações que irão beneficiar todos os parceiros.


voltar