Contran prorroga prazo para adoção de placas no padrão Mercosul
Compartilhe
06 de Maio de 2015 – 05h21 horas / CNT

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou a Resolução Nº 527 que prorroga para 2017 o prazo para veículos adotarem o modelo brasileiro de placas no padrão Mercosul. A norma, publicada no Diário Oficial da União do dia 30 de abril, também suspende o credenciamento das empresas que fabricarão as placas. A decisão foi tomada durante reunião do Contran realizada no dia 29 de abril.

Até então, a data limite para adequação era 1º de janeiro de 2016. Com as alterações, as novas placas serão obrigatórias a partir de 1º de janeiro de 2017 para os veículos novos, aqueles transferidos de município e com troca de categoria.

Segundo o Contran, o credenciamento das empresas responsáveis pela fabricação das placas fica suspenso para reavaliação dos requisitos necessários estabelecidos pelo Mercosul.

A proposta adotada para a placa dos cinco países do Mercosul foi elaborada pelo Grupo do Mercado Comum (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela). O novo modelo terá controle nacional para identificar a origem da placa, o que inibirá a clonagem do veículo.

Com informações do Ministério das Cidades


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.