Compartilhe
16 de Julho de 2015 – 04h22 horas / Reuters

A redução da atividade econômica brasileira provocou uma retração no consumo de diesel no primeiro semestre, ante o mesmo período de 2014, e deve influenciar o primeiro recuo anual nas vendas do combustível desde 2009, disse nesta quarta-feira à Reuters um importante representante do setor de distribuição.

"O diesel é muito ligado à performance da economia… quando o mercado começa a vender menos, você transporta menos mercadoria, então você vê claramente que a demanda por diesel começa a desaparecer", afirmou o diretor de Abastecimento & Regulação do Sindicom, Luciano Libório, para quem é "muito difícil" que haja uma recuperação das vendas diante da situação econômica.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve recuar 1,5 por cento em 2015, segundo a última pesquisa Focus, do Banco Central.

O diesel é o combustível mais vendido no Brasil e importante fonte de receita para a Petrobras.

Já a gasolina teve um declínio no consumo de 5,8 por cento no primeiro semestre ante o mesmo período de 2014, influenciada também pelo aumento da competitividade do etanol hidratado, cujas vendas cresceram 41 por cento na mesma comparação, segundo dados antecipados à Reuters pelo diretor do Sindicom, cujas associadas têm cerca de 80 por cento do mercado de distribuição de combustíveis automotivos do país.

As vendas de etanol contribuíram ainda com o aumento do consumo de combustíveis por motores Ciclo Otto, abastecidos por gasolina, etanol e Gás Natural Veicular (GNV). Em gasolina equivalente, o consumo desses motores teve alta de 0,8 por cento no primeiro semestre do ano ante o mesmo período de 2014.

"Se a economia ou a venda de veículos não voltarem a acelerar, esse número (de 0,8 por cento) pode piorar mais para o fim do ano ou no próximo", afirmou Libório.
"Por enquanto, ele ainda está se beneficiando dessa venda de veículos forte dos últimos dois, três anos."


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.