Um ano e nove meses depois de a presidente da República, Dilma Rousseff, anunciar megainvestimento em importantes trechos rodoviários e ferroviários do país, as primeiras obras de duplicação em BRs finalmente saem do papel este mês. Serão iniciadas as intervenções em três lotes de rodovias que incluem segmentos que cortam Minas. Com isso, a expectativa é que a cobrança de pedágio de todos eles se inicie no primeiro semestre do ano que vem.
O primeiro trecho a iniciar as obras deve ser a BR-262. A construtora deve começar na segunda-feira a duplicação entre a Uberaba e o entroncamento com a BR-153. O segmento tem aproximadamente 100 quilômetros. A tendência é que o segundo trecho a ser duplicado seja o da BR-153, compreendido entre Fronteira e o trevão de acesso a Uberlândia. O estudo ainda está em fase de detalhamento. Com isso, o trecho da BR-262 entre Uberaba e Nova Serrana deve ser o último a ser duplicado. São mais de 350 quilômetros. Pelas regras, as empresas têm cinco anos para duplicar todos os trechos. A BR-060, que corta Goiás, faz parte do lote. Mas não serão feitas obras de duplicação.
Segundo o diretor-presidente da Concebra/Triunfo, Odenir Sanches, o canteiro de obras já está montado. “Vamos começar por onde é mais fácil e tem menos complicação ambiental”, afirma. Ele lembra que uma portaria interministerial garante o início das obras antes mesmo da concessão da licença prévia. É preciso uma autorização especial, mais simples.
Mas, depois de concluir 64,7 quilômetros, é previsto o início da cobrança de pedágio em todas as 11 praças previstas para o lote, que, além da BR-262, inclui a 060 e a 153. Isso porque, pelas regras do Programa de Investimento Logístico, o pagamento tem início assim que a empresa entrega 10% do projeto de duplicação. A expectativa é que em maio do ano que vem tenha início a cobrança, dois meses antes da previsão do Ministério dos Transportes, que calculava 18 meses depois da assinatura de contrato. Sanches não descarta começar a cobrança somente em algumas praças, priorizando aquelas com maiores receitas.
Outro lote concedido com intervenções em Minas é o da BR-040, de Brasília a Juiz de Fora. Trata-se da duplicação mais atrasada. O contrato deveria ter sido assinado em abril do ano passado. Mas só foi celebrado em março, quase um ano depois do previsto.
Os estudos apresentados pela empresa vencedora da disputa preveem que a duplicação se inicie no trecho entre Luziânia (GO) e João Pinheiro (MG), com os operários começando os trabalhos da cidade goiana e vindo em direção a Minas. “O início das obras está atrelado à obtenção das licenças ambientais junto aos órgãos competentes”, diz nota da Invepar. Portanto, as obras previstas há anos para o trecho entre Ressaquinha e Juiz de Fora devem ser iniciadas somente em uma segunda fase.
Antes disso, a concessionária deve fazer melhorias em trechos em que o pavimento estiver degradado. A empresa deve fazer análise de todos. “Para o trecho entre Conselheiro Lafaiete e Ouro Preto, por exemplo, o início será imediato, em função do avançado nível de desgaste do pavimento”, afirma a diretora de Implantação da Concessionária BR-040, Márcia Fragoso.
Segundo ela, outras frentes de trabalho atuarão simultaneamente. A intenção é priorizar ações que melhorem a segurança da via, como reparos do pavimento, recuperação da sinalização e da drenagem e limpeza e conservação da faixa de domínio. Em cinco meses, a empresa deve iniciar o serviços de socorro mecânico, com guinchos leves e pesados, e atendimento médico de urgência, sistema de combate a incêndio e apreensão de animais. Todas as atividades estão previstas em contrato.
MAIS OBRAS
Na segunda quinzena deste mês, a concessionária MGO Rodovias deve iniciar a duplicação da BR-050, que corta o Triângulo Mineiro e parte de Goiás. As intervenções devem começar por Cristalina e seguir até a divisa com Minas. O trecho mineiro está sendo duplicado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A previsão é que a obra seja entregue em julho. A partir daí, a concessionária deve assumir a manutenção e outros reparos.
Ao todo, 218 quilômetros serão duplicados. A cobrança de pedágio só se inicia depois que 10% do total seja concluído. A expectativa da MGO Rodovias é que o pedágio seja cobrado a partir do primeiro semestre do ano que vem.
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