Congresso cria Frente Parlamentar de Combate ao Roubo de Cargas
Compartilhe
21 de Maio de 2014 – 01h10 horas / CNT

Foi lançada nessa terça-feira (20) a Frente Parlamentar Mista de Combate ao Roubo de Cargas. O grupo, formado por 183 deputados e três senadores, deverá intensificar a atuação do Congresso Nacional para acelerar a tramitação e aprovação de projetos de lei considerados prioritários para enfrentamento a esse tipo de crime. Os integrantes também poderão agir como interlocutores junto ao poder executivo para solicitar a adoção de medidas que garantam mais proteção aos transportadores. A Frente é presidida pelo deputado George Hilton (PRB-MG).


Em abril, a Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) apresentou, na Câmara dos Deputados, levantamento parcial apontando recorde no prejuízo causado por esses roubos em 2013. A estimativa é que as perdas cheguem a R$ 1 bilhão, contra R$ 960 milhões do ano anterior.


Oito em cada dez casos ocorrem na região Sudeste do país e São Paulo é o estado que lidera em número de ocorrências, com 52,4% do total.


Uma legislação mais adequada é uma das medidas defendidas pelo setor como essenciais para reduzir essas estatísticas.


Projetos prioritários

Entre os projetos de lei que tramitam no Legislativo e que devem receber atenção da nova Frente Parlamentar estão o 1778/2011, que estabelece a perda do CNPJ para estabelecimentos que forem flagrados comercializando mercadorias roubadas. Proposta semelhante já está em vigor no estado de São Paulo.


O setor ainda pede o agravamento da punição para crimes de roubo e receptação.


Os parlamentares também poderão atuar, junto ao Executvio, para que haja sanção presidencial do PL 23/2011, que disciplina o funcionamento de empresas de desmontagem de veículos, já aprovado no Congresso, e a regulamentação da Lei Complementar 121/2006, que cria o Sistema Nacional de Prevenção, Fiscalização e Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas. A norma foi aprovada há oito anos, mas ainda espera um posicionamento do governo federal.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.