Concessão de rodovias deve aquecer economia do interior
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A concessão dos 1.273 quilômetros de vias estaduais entre as cidades de Piracicaba e Panorama pode fortalecer a economia e a logística do interior paulista, segundo avalia o professor de finanças do mestrado do Ibmec RJ, Rafael Igrejas.

A medida deve ampliar as rotas, diminuir os custos para o setor industrial e fomentar o turismo entre a região de Campinas e o extremo Oeste do Estado. Na última semana, o governo do Estado abriu o edital de concorrência internacional para a concessão das rodovias entre as cidades de Piracicaba e Panorama. A expectativa é que, ao longo dos 30 anos de contrato, as concessionárias invistam R$ 14 bilhões.

O aporte será dividido em etapas. Em um primeiro momento, o Estado pretende fazer 600 quilômetros de duplicação das rodovias que já existem e outras obras que melhorem o escoamento da produção regional, como faixas adicionais. De acordo com o governo do Estado, as cidades de São Paulo, Bauru, Rio Claro, Rancharia, Oswaldo Cruz e Marília serão as mais beneficiadas na primeira etapa. No entanto, ao decorrer do contrato, o Estado estima que 62 municípios sejam favorecidos. Atualmente, cerca de 218 quilômetros do lote Piracicaba-Panorama já é administrado pela concessionária Centrovias, o contrato vence no início de 2020. Por isso, a concessão das rodovias anunciada pelo governo é para a malha que será ampliada.


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