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06 de Outubro de 2014 – 04h53 horas / Diário do Litoral

O Porto de Santos subiu três posições entre os principais portos do mundo na movimentação de contêineres. O ranking foi divulgado pela publicação especializada “One Hundred Ports – 2013”, da revista britânica “Conteinerisation international”. O Porto de Santos subiu da 41ª posição em 2012 para a 38ª na escala mundial e alcançou a primeira posição na América Latina, superando o Porto de Balboa, no Panamá.

A revista destaca também o índice de crescimento de 8,7%, apontado pela publicação como o segundo maior incremento dentre os portos latino-americanos. A publicação já aponta o crescimento recorde de 9,3% no primeiro semestre deste ano. Os dados confirmam a tendência de aumento na movimentação das cargas conteinerizadas no Porto de Santos, já indicada pelos recordes mensais consecutivos e índices de produtividade.

A matéria destaca, ainda, a entrada em funcionamento, em 2013, dos terminais da BTP e Embraport.  A entrada em operação desses novos terminais ampliou a capacidade do complexo santista, agilizando o atendimento e  promovendo a ampliação da média por hora para 104  movimentos, uma marca que não só se situa acima da média global como ultrapassa a média de Roterdã que registrou 87 movimentos por hora. Além do ganho representado pela maior oferta e terminais descongestionados, os novos players conseguem operar navios maiores, trabalhando, simultaneamente, com mais portêineres.

O diretor presidente da Codesp, Angelino Caputo, comentou que o salto no ranking reforça a já consolidada importância do complexo portuário, explicando que a crescente produtividade também ocorre devido aos investimentos em equipamentos, softwares e ao aprofundamento do canal de navegação do porto, que vem permitindo a operação em Santos de navios de até 335 metros.

Na lista publicada pela edição da “Conteinerisation International”, os três maiores portos em movimentação de contêineres são Xangai (China), Singapura e Shegzeng (China). Santos chega ao 38º lugar com a movimentação de 3.448.879 TEU em 2013 (contra 2.013.922 TEU em 2012). Em 2014, a movimentação até julho alcançou 2.047.823 TEU, um crescimento de 8,5% no acumulado do ano em relação ao ano anterior.


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