Como será o final do ano em sua empresa?
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Luiz Marins

Preparar bem o final do ano é uma sabedoria de poucas empresas. Muitas empresas perdem a oportunidade de estreitar, renovar, refazer ou mesmo melhorar o relacionamento com clientes, fornecedores e com os próprios colaboradores.

Deixam passar esta ocasião totalmente propícia para demonstrar a gratidão e a amizade, o afeto e a consideração, virtudes essenciais para o sucesso de qualquer pessoa ou organização.

Mas para tirar o maior proveito deste tempo mágico que inclui o Natal e a virada para um novo ano é preciso planejar bem, com cuidado e atenção aos detalhes. Sem um bom planejamento tudo ficará igual a todos os anos, com a mesma confraternização de sempre.

Pense em fazer diferente. Aqui vão algumas sugestões:

  • Faça visitas surpresas de um departamento para outro. Cada colaborador pode levar um pequeno chocolate ou brinde para dar aos colegas nessa visita;
  • Crie grupos de três colaboradores e faça com que eles façam visitas a um, dois ou três clientes ou fornecedores em suas empresas, levando um cartão de gratidão e de desejo de um Feliz Natal e Ano Novo assinado pelo presidente ou diretor da empresa;
  • Faça uma “festa relâmpago” em sua empresa ou departamento, sem muita preparação, mas fazendo com que todos se cumprimentem, se abracem e, principalmente, se agradeçam pelo ano que está terminando;
  • Convide um cliente amigo ou um fornecedor preferencial para que venha à sua empresa para receber uma pequena homenagem dos colaboradores. Vá com ele(s) aos departamentos e faça com que todos aplaudam esse ilustre visitante como gratidão;
  • Faça com que todos os diretores e gerentes telefonem, pessoalmente, aos principais clientes e fornecedores agradecendo o ano que está terminando e desejando que o relacionamento permaneça firme no próximo ano;
  • Peça sugestões a seus colaboradores de ações simples e eficazes de gratidão que sua empresa poderá fazer.

Essas sugestões ou outras que todos os seus próprios colaboradores poderão dar, devem ser preparadas com atenção e cuidado. Os clientes devem ter designados os diretores que irão visitar ou ligar. Os pequenos brindes devem ser preparados com antecedência para que nada comprometa essa manifestação de gratidão das pessoas e da empresa.

Lembre-se que mais importante do que qualquer brinde material será sempre a presença, a participação, o envolvimento pessoal de cada um. Muitas vezes um simples telefonema de gratidão, vale mil vezes mais do que um brinde caro entregue por uma transportadora.

Não deixe o final de ano passar sem agradecer a quem o ajudou neste ano.

Pense nisso. Sucesso!

 


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