Compartilhe
04 de Junho de 2014 – 01h18 horas / Agência Senado

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) aprovou nesta terça-feira (3) projeto que torna obrigatório o rastreamento de carga durante o transporte de materiais nucleares e radioativos. A matéria segue agora para a apreciação da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).


De autoria do deputado Antonio Bulhões (PRB-SP), o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 127/2013 obriga que um mecanismo de rastreamento de carga seja acoplado aos materiais embalados durante o transporte. O objetivo é evitar acidentes. Em sua justificativa, o autor lembrou o acidente com o césio em Goiânia, ocorrido em 1987. Na época, um aparelho utilizado em radioterapias foi encontrado dentro de uma clínica abandonada na cidade e acabou contaminando muitas pessoas.


Para o relator, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), o projeto é fundamental, especialmente no caso de roubo de veículos que possam carregar materiais radioativos ou nucleares.


– A medida é fundamental para que, no caso de incidentes como subtração do veículo ou seu extravio acidental, seja possível aos órgãos fiscalizadores localizar a carga em curto prazo e tomar as providências cabíveis, evitando a ocorrência de acidentes potencialmente fatais – considerou Aloysio.


A proposta pode evitar acidentes em situações como a que ocorreu em 2012, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Na ocasião, um carro que continha uma cápsula com selênio-75 foi roubado. Mas o material radioativo não chegou a ser violado e foi encontrado dias depois dentro do carro abandonado.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.