Combustíveis puxam arrecadação de ICMS sobre importações em SP
Compartilhe
23 de Abril de 2014 – 11h55 horas / Valor Econômico

As importações, principalmente de combustíveis, puxaram a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do Estado de São Paulo no primeiro trimestre. O recolhimento do imposto sobre  importações subiu 10,5% em termos reais de janeiro a março contra iguais meses do ano passado, usando a atualização pelo IPCA. A alta é bem maior que os 4,5% de crescimento no recolhimento total do imposto, na mesma comparação. A arrecadação total do imposto no primeiro trimestre somou R$ 29,2 bilhões. As importações representaram um quarto desse total.  Os dados foram informados ao Valor pela Secretaria Estadual da Fazenda.


A arrecadação sobre importações foi puxada principalmente por combustíveis, com elevação de 48,6% em termos reais no trimestre.


A indústria, que representa praticamente 40% do ICMS sobre importações cresceu 4,1%. A alta é menor que a da média das importações. Chama atenção que esse recolhimento da indústria sobre os desembarques é que tornou positiva a variação do recolhimento gerado pela atividade industrial. A arrecadação total da indústria no trimestre, incluindo importações, teve alta de 3,3%. Tirando as importações da conta, a arrecadação de ICMS da indústria caiu 1,5% no trimestre. Excluindo as importações gerais do total recolhido de imposto a alta real de arrecadação no trimestre é de 2,6%.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.