Data importada dos Estados Unidos, a Black Friday, no Brasil, está marcada para o dia 29 de novembro. Este dia marca um período no qual o varejo oferece descontos aos seus clientes e esta ação afeta diretamente o Transporte Rodoviário de Cargas (TRC). Segundo uma pesquisa realizada pela Rcell, cerca de 70% dos varejistas esperam aumentar suas vendas nesta data. De acordo com a Confederação Nacional de Transportes (CNT), mais de 65% desses produtos, sejam eles importados ou produzidos internamente, utilizam o TRC para que as mercadorias cheguem ao estabelecimento revendedor ou consumidor final.
Para o diretor de e-commerce do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP), Guilherme Juliani, a Black Friday é um dos períodos mais movimentados para o setor. Estima-se que o volume de entregas no Brasil ultrapasse três milhões de pacotes diários, o que gera uma pressão adicional sobre as operações logísticas. “O maior desafio do setor no período será atender essa demanda crescente com velocidade e eficiência, sem comprometer a qualidade do serviço”.
Para acompanhar esse aumento, as transportadoras antecipam-se reforçando suas equipes com contratos temporários. De acordo com Juliani, em todo o setor de logística, as contratações temporárias podem ultrapassar as 100 mil vagas no Brasil, com uma alta demanda por motoristas, ajudantes de carga e funções administrativas. Este tipo de contratação é vista como uma oportunidade pelo mercado que necessita de mão de obra e aproveita para avaliar desempenhos individuais de cada profissional.
Para auxiliar neste período atípico, o Setcesp promove estratégias de atendimento junto aos seus associados. “Temos um papel muito importante na preparação dos transportadores para datas de alta demanda, como Black Friday e Natal. Nosso objetivo é alinhar as necessidades do varejo online com as capacidades logísticas, garantindo que o transporte de mercadorias seja feito de forma eficiente e dentro dos prazos exigidos pelos consumidores”, completa o diretor.
O trabalho em conjunto com os associados pode estimar o volume de vendas, identificando quais regiões terão maior demanda de produtos e com troca de informações em tempo real para solucionar imprevistos. Com essas informações, os transportadores podem ajustar suas operações com antecedência, reforçar as equipes e otimizar as rotas.
“O planejamento logístico para a Black Friday é essencial para mitigar riscos, como congestionamentos, que podem afetar o tempo de entrega. Dessa forma, 40% das entregas podem ser impactadas por questões de tráfego em grandes centros urbanos, o que exige que as transportadoras ajustem suas rotas e horários com antecedência”, finaliza.
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