Com uso da tecnologia SEST SENAT disponibiliza atendimentos de saúde na modalidade online
Compartilhe

Instituição passou a ofertar serviços a distância, como por exemplo, o de fisioterapia e nutrição

O projeto de assistência virtual já estava em andamento desde o ano passado no SEST SENAT, mas com a eclosão da crise gerada pelo novo coronavírus, foi antecipado para atender às necessidades mais urgentes das empresas. De março a agosto, foram realizados mais de 26,8 mil atendimentos online em fisioterapia e mais de 10,4 mil em nutrição, oferecidos gratuitamente, para os profissionais do transporte e seus dependentes.  

Os atendimentos virtuais acontecem na forma de teleconsulta, na qual profissional e o paciente se comunicam em tempo real por meio de um aplicativo de vídeo, que pode ser acessado pelo computador ou celular, dependendo apenas de estar conectado à internet.

Com a modalidade a distância, os trabalhadores do transporte e familiares podem realizar as consultas em qualquer localidade. Quem está sendo cuidado aprova.

Gestante, Anna Catarina Costa de Paiva, dependente de trabalhador do setor, viu no serviço online de nutrição a oportunidade para continuar o seu tratamento. “Se não fosse esse atendimento online, eu não estaria indo às consultas nesse período de pandemia porque estou grávida e não quero sair de casa. No atendimento online, fico tranquila. O serviço tem qualidade igual ao presencial, só que com a segurança e o conforto da minha casa”, relata.

Os novos serviços na modalidade online do SEST SENAT seguem as diretrizes dos conselhos federais das especialidades de saúde, que, recentemente, divulgaram comunicados relativos à atendimentos virtuais.

Foi em março deste ano que o COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), publicou a resolução nº 516, a qual autoriza a teleconsulta, telemonitoramento e a teleconsultoria.

No início, até houve muitas dúvidas por parte dos profissionais da fisioterapia, sobre o manejo desta nova forma de atendimento, mas as hesitações duraram pouco tempo, já que o atendimento online proporcionou, inclusive, uma maior adesão do paciente ao tratamento.

“Essa tendência veio para ficar, lembrando que é um trabalho preventivo, de orientação e suporte ao quadro agudo. A tecnologia permite um socorro pontual, porém a reabilitação por completo só é possível no atendimento presencial, onde paciente e terapeuta estão realmente juntos para atingir a melhora”, explicou Alessandra Iqueuti, fisioterapeuta da unidade de Guarulhos/SP.

Para ela, os atendimentos online de fisioterapia não substituem o atendimento presencial, que implica em outros tipos de abordagens que dependem do contato físico, porém, é mais uma ferramenta importante que surgiu para agregar qualidade aos tratamentos, já que muitas pessoas até deixam de se tratar ou nunca fizeram acompanhamento, justamente pela dificuldade de acesso a uma clínica de fisioterapia.

E para quem prefere os atendimentos presenciais, a instituição informa que em algumas unidades do SEST SENAT, eles já foram retomados. Só que o retorno depende das autorizações locais de cada estado ou cidade devido às restrições impostas pela pandemia. E mesmo com a volta dos atendimentos presenciais, o serviço online do SEST SENAT será mantido justamente pela possibilidade de ampliar o acesso aos usuários.

Para mais informações sobre os serviços de saúde online acesse: sestsenat.org.br/atendimentos-online


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.