Compartilhe
02 de Agosto de 2017 – 05h26 horas / FecomercioSP

Roupas, calçados, acessórios e eletrônicos são itens com preços atrativos para presentear no próximo Dia dos Pais, que acontece no segundo domingo de agosto. Alguns desses artigos apresentaram queda nos preços ou alta inferior à inflação de acordo com a Federação do Comércio, Bens e Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).


Segundo projeções da Entidade, as vendas do varejo no Estado de São Paulo no oitavo mês do ano devem crescer 7% em termos reais em relação a agosto do ano passado, atingindo R$ 52,3 bilhões. A expectativa é de alta de 10% no faturamento apenas na capital, na mesma base comparativa, atingindo R$ 16,9 bilhões. A FecomercioSP esclarece que a estimativa é feita para as vendas efetuadas ao longo de todo o mês, não estando necessariamente embasada no movimento decorrente da data comemorativa.


O segmento de lojas de vestuário, tecidos e calçados, um dos mais beneficiados pelo Dia dos Pais, deve ter alta de 5% nas vendas em agosto em relação a 2016, assim como o de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos, cujo faturamento real deve crescer 15%. O crescimento esperado nas vendas dos dois ramos acontece principalmente pela baixa base comparativa: em agosto de 2016, houve quedas de 6,1% e 12,2% nas vendas das duas atividades, respectivamente.


Entre os eletrônicos, o microcomputador apresenta forte queda dos preços neste ano (-20,77%), já aparelhos de som e de DVDs caíram 3,63% e 2,76%, respectivamente, em relação a agosto de 2016. O preço do televisor subiu apenas 1,64% no acumulado dos últimos 12 meses até junho.


No grupo de vestuário e calçados, o agasalho masculino foi o que sofreu maior queda (-3,6%), seguido pela calça comprida masculina (-0,39%) e camisa/camiseta masculina (+2,29%).


De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, a combinação de elementos determinantes do consumo (queda da inflação, ciclo de cortes na taxa básica de juros e elevação na renda agrícola em decorrência do forte aumento de exportações de commodities, entre outros), impulsionaram a alta dos indicadores de confiança dos consumidores, o que gera um ambiente favorável ao crescimento das vendas.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.