Com aumento de taxas, demanda por créditos para compra de caminhão cai 13%
Compartilhe
12 de Agosto de 2014 – 05h32 horas / Radar Nacional

O aumento em 2013 de taxas do Programa de Sustentação do Investimento, do BNDES, foi o principal responsável pela queda nas vendas de caminhões no Brasil. Embora o setor tenha se antecipado nas compras para buscar resultados fortes, os créditos liberados tiveram redução de 5% nos quatro primeiros meses e de 13% até junho.

Em entrevista para o jornal Valor Econômico, o diretor comercial do Banco Mercedes-Benz, Angel Martinez, afirma que o banco optou por outra estratégia comercial e com isso conseguiu elevar as vendas em quase 30%. “60% dos nossos negócios são caminhões. Estamos aprovando mais, contratando mais. Somente de novos negócios, até maio, fizemos R$ 1,8 bilhão e no ano passado, no mesmo período, estávamos em R$ 1,4 bilhão”, cita.

 

O programa do BNDES oferece financiamentos com juros de 6% ao ano para caminhoneiros ou transportadoras. Conforme o veículo, o prazo para o pagamento pode ser de até dez anos e a taxa era de 4% até 2013. No fim do ano, já prevendo o reajuste, houve um boom nas vendas por conta da demanda de interessados em garantir a taxa mais baixa. “No ano passado, chegamos a ter 1.500 operações por dia. Agora está mais normal, com 300, 400 operações. Sempre acontece isso quando muda a taxa”, disse Paulo Sodré, chefe do departamento de financiamento de máquinas e equipamentos do BNDES.

 

Ricardo Bonzo Filho, gerente executivo de gestão e relacionamento da MAN, relata uma forte redução este ano e a previsão de manutenção do ritmo nos próximos meses. “O primeiro semestre foi complicado. Caímos 24% em ônibus e isso impacta o financiamento. Em caminhões a previsão é de queda de 13% a 14% e para o que vem prevemos ficar no mesmo patamar, com vendas de 130 mil caminhões”, diz.

 

Hoje o Finame é a principal forma de financiamento para caminhões no Brasil por conta dos juros atrativos. Apenas quem não consegue obter a documentação exigida recorre a outros meios de obter crédito.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.