Compartilhe
25 de Fevereiro de 2015 – 05h27 horas / G1

Levantamento do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio de Mato Grosso do Sul (Siga-MS), da Associação dos Produtores de Soja do estado (Aprosoja/MS), aponta que até o dia 20 de fevereiro, cerca de 1,024 milhão de hectares, de um total de 2,300 milhões de hectares, cultivados com a oleaginosa no território sul-mato-grossense haviam sido colhidos.
 

A área colhida, conforme o Siga-MS, representa 44,5% do total cultivado na safra 2014/2015 e revela um atraso de 25,5% quando comparada com a colheita da safra 2013/2014. Neste mesmo período do ciclo anterior, as máquinas já haviam retirado os grãos de 70% das lavouras cultivadas no estado.
 

A colheita sofre atrasos principalmente em razão do adiamento na janela de plantio da oleaginosa entre setembro e outubro de 2014, provocado por um período de forte estiagem nas principais regiões produtoras de Mato Grosso do Sul.
 

Em relação a safra atual, o sistema da Aprosoja/MS aponta que o trabalho esta mais adiantado nas regiões sudoeste e sudeste do estado, onde a média de áreas colhidas é de 51,4%. O município em que o trabalho esta mais adiantado é Aral Moreira, com 70%, e o que esta mais atrasado é Rio Brilhante, com 40%.
 

Em contrapartida, a colheita segue em ritmo mais lento nas regiões central e norte de Mato Grosso do Sul, onde a média é de 38,1% de áreas colhidas. Nestas regiões, os municípios de Nova Alvorada do Sul e de Chapadão do Sul já colheram metade da áreas plantadas e são os que estão com o procedimento mais acelerado, enquanto que Jaraguari, com 25%, é o que esta mais atrasado.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.