CNT defende modernização das leis trabalhistas no TST
Compartilhe
10 de Novembro de 2016 – 05h31 horas / CNT

Representantes da CNT (Confederação Nacional do Transporte) se reuniram, na quarta-feira (9), com o presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), ministro Ives Gandra Martins Filho, a pedido do presidente da entidade, Clésio Andrade, para falar sobre o impacto das decisões da Justiça Trabalhista sobre o setor.

 

A CNT apresentou um conjunto de propostas para a atualização da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). A avaliação é que a legislação precisa ser modernizada para se adequar à atual situação das empresas, já que as normas têm mais de 70 anos, e não foram adaptadas à nova realidade do mercado de trabalho.

 

Veja os pontos defendidos pela CNT no documento entregue ao Presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ministro Ives Gandra Filho:

 

1 –  Garantir a prevalência do negociado sobre o legislado, respeitadas as normas de saúde e segurança no trabalho e os direitos previstos na Constituição Federal.

 

2 – Garantir a flexibilização das normas trabalhistas, em especial em caso de grave crise econômica;

 

3 – Ampliar e garantir o diálogo tripartite, reduzindo decisões unilaterais;


4 – Garantir a terceirização na atividade-fim da empresa;


5 – Reduzir os encargos trabalhistas – diminuir os custos de contratação incidentes na folha de pagamento das empresas;

 

6 – A não ratificação da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que visa impedir demissões sem justa causa;


7 – Criar mecanismos extrajudiciais para a resolução de conflitos, acelerando a solução de controvérsias e diminuindo os custos judiciais das empresas.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.