Cidades do mundo que possuem pedágio urbano
Compartilhe
23 de Julho de 2014 – 01h21 horas / Via Trolebus

Nesta segunda-feira (21) após divulgação de pesquisa do Datafolha que mostrou que 76% de seus entrevistados são contra o pedágio urbano, foi grande a repercussão sobre a viabilidade da medida aqui na cidade de São Paulo. Listamos aqui algumas localidades que já possuem a tarifação:

Estocolmo

Antes da aprovação do pedágio urbano, a medida tinha 30% de aprovação da população. Após a aplicação, a aprovação subiu para 70%. As pessoas pegam menos trânsito e o transporte público é referência mundial. O chamado imposto de congestionamento foi implantado em forma permanente a partir de 1 de agosto de 2007. Os fundos arrecadados com este imposto são utilizados na construção de novas obras viárias em e ao redor de Estocolmo.

Londres

Em fevereiro de 2002, um ano antes de o pedágio urbano começar a funcionar em Londres, a velocidade média no centro da cidade era de 14,3 quilômetros por hora. “Não faltavam indicações técnicas e econômicas para a implantação”, lembra Charles Buckingham, gerente de monitoramento e análise da Transport for London (TFL). O pedagio vale para uma área de 21 quilômetros quadrados na região central, de segunda a sexta, das 7h às 18h.

Cingapura

Em 1975, cidade foi a pioneira no mundo ao implantar o pedágio urbano. São usados câmeras, sensores nas ruas e as antenas de GPS dos carros, para prever um congestionamento minutos antes de ele ocorrer. Ao identificar o risco de sobrecarga numa avenida, o órgão de tráfego varia os tempos de abertura dos sinais de trânsito e sugere desvios, em painéis eletrônicos. Os motoristas são incentivados a cooperar da maneira mais objetiva: com o bolso. Pagam mais caro, pelo pedágio urbano, quando o trânsito para. Hoje, os 5,4 milhões de habitantes usam transporte público em 63% de suas viagens.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.