Cidade de São Paulo passará para fase verde da retomada econômica
Compartilhe

Estado deixará de contabilizar nos números da capital pacientes com Covid-19 que residem em outras cidades. Medida será anunciada nesta sexta (9)

Após mais de noventa dias na Fase 3-Amarela, a maior cidade do país passa para a etapa de menor restrição do plano de flexibilização, a Fase 4-Verde do Plano São Paulo, que regula a retomada econômica gradual em todo o estado. A decisão será anunciada nesta sexta-feira (9) pelo governo estadual, atendendo demanda da gestão municipal, após inúmeras reuniões entre autoridades do Palácio dos Bandeirantes e da prefeitura.

Até agora, o sistema do governo do estado contabilizada como sendo da capital as internações de pessoas que vieram de fora. A prefeitura, por sua vez, reclamava há meses que essas internações não deveriam constar como paulistanas, já que inflam os dados da cidade.

Cerca de 17% das internações da cidade de São Paulo são de pessoas que não residem na capital, de acordo com dados fornecidos pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde).

Com a filtragem dos dados, as internações passam a ser registradas pelo domicílio do paciente. Atualmente, a capital apresenta baixos índices de internação: 37% em UTI e 40% em leitos de enfermaria.

Integrantes do comitê de saúde criado pelo governo se mostraram receosos com a mudança sob alegação de que teremos feriados nas próximas semanas e que isso poderia incentivar a população a levar menos a sério os protocolos preventivos, como evitar aglomeração.

Na prática, na capital, a mudança vai impactar diretamente o setor da cultura, que ainda permanece fechado. Os protocolos para a reabertura de cinemas e museus, por exemplo, já foram assinados. A data para a reabertura no setor cultural ainda está em debate.


voltar