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15 de Fevereiro de 2016 – 01h02 horas / Portal Transporta Brasil

Na semana passada, uma comitiva de empresários chineses assinaram um Protocolo de Intenções para endossar o desejo e dar inicio aos processos para a construção da ferrovia Transoceânica, megaobra com custo estimado em R$ 30 bilhões. A ferrovia é parte do plano chinês de aportar R$ 300 bilhões em infraestrutura no Brasil nos próximos anos.


Além de investir em ativos fora da Ásia, o objetivo do aporte chinês no Brasil é diminuir a dependência na compra de insumos dos Estados Unidos. O próximo passo na estratégia é se aproximar do governo federal e calcular as taxas de retorno e garantias para a obra.

O traçado da ferrovia Transoceânica vai atravessar os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rondônia, Mato Grosso e Acre, seguindo até o Peru e faz parte do Plano de Investimento em Logística (PIL), lançado em 2012 pela presidente Dilma Rousseff.

O interesse dos chineses na obra está alinhado com a vontade de parar de depender do Canal do Panamá, trecho sob forte influência norte-americana. O projeto, no entanto, ainda não tem data definida para começar a ser implantado.


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