Compartilhe
15 de Fevereiro de 2016 – 01h02 horas / Portal Transporta Brasil

Na semana passada, uma comitiva de empresários chineses assinaram um Protocolo de Intenções para endossar o desejo e dar inicio aos processos para a construção da ferrovia Transoceânica, megaobra com custo estimado em R$ 30 bilhões. A ferrovia é parte do plano chinês de aportar R$ 300 bilhões em infraestrutura no Brasil nos próximos anos.


Além de investir em ativos fora da Ásia, o objetivo do aporte chinês no Brasil é diminuir a dependência na compra de insumos dos Estados Unidos. O próximo passo na estratégia é se aproximar do governo federal e calcular as taxas de retorno e garantias para a obra.

O traçado da ferrovia Transoceânica vai atravessar os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rondônia, Mato Grosso e Acre, seguindo até o Peru e faz parte do Plano de Investimento em Logística (PIL), lançado em 2012 pela presidente Dilma Rousseff.

O interesse dos chineses na obra está alinhado com a vontade de parar de depender do Canal do Panamá, trecho sob forte influência norte-americana. O projeto, no entanto, ainda não tem data definida para começar a ser implantado.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.