Celebre o Brasil neste setembro
Compartilhe

Luiz Marins

O simbolismo do mês de setembro concentra-se em reorientar nossas energias e nossa atenção.

Desde o seu nome, Setembro é especial. Do latim septem, “sete” era originalmente o sétimo dos dez meses no calendário romano mais antigo conhecido, o calendário de Rômulo c. 750 AC.

Outono (mês da colheita) no Hemisfério Norte e Primavera no Sul, setembro é um dos meses mais bonitos do ano.

Neste setembro, quero pedir a você que comemore o Brasil.

Independentemente de suas preferências políticas ou ideológicas, procure comemorar as nossas vantagens comparativas como nação, como povo.

Não confunda Pátria com governo. Estamos na Semana da Pátria e não do governo. Somos chamados a celebrar os aspectos essenciais da nação brasileira, do povo brasileiro, de nossa história, de nossa geografia, de nossa geologia, de nosso clima, de nossa gente.

Ao confundirmos o Brasil com os governos estamos nos esquecendo de que os governos são transitórios e eleitos. O Brasil é permanente, a nação é permanente, os símbolos nacionais – a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, o Brasão da República e o Selo Nacional – não pertencem a governos, mas à nação. Pertencem a nós, o povo, a população que forma a Nação Brasileira.

Assim, ao menos neste começo de setembro devemos ir além das noticias diárias e procurar nos abster de nossas preferências político-partidárias e ideológicas para pensar, analisar, estudar e conhecer melhor o nosso Brasil, o nosso interior, a nossa diversidade cultural, as nossas riquezas e as nossas vantagens comparativas em relação ao mundo.

Neste setembro, faça um esforço para celebrar o Brasil.

Pense nisso. Sucesso!


voltar