Compartilhe
02 de Março de 2017 – 04h42 horas / Goiás Real

O roubo e furto de cargas aumentaram quase 30% em Goiás, no ano passado, em comparação com 2015, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP). Segundo a Polícia Civil, a cidade de Anápolis, a 55 quilômetros de Goiânia, é onde se concentra a maior incidência desse tipo de crime.


Conforme os números, em 2015 foram registrados 757 casos de furtos e roubos. Já em 2016, foram 981. Anápolis concentra cerca de 11% dos crimes.


Cidade alvo
O titular da Delegacia Estadual de Repressão a Roubo de Cargas (Decar), Alexandre Bruno Barros, disse ao portal G1 que Anápolis é visada por quadrilhas especializadas nesse tipo de crime devido às características geográficas e econômicas.


“De cada 100 registros, em 70 houve participação do motorista. Eles são aliciados pelos líderes da quadrilha para que levem a carga para um ponto específico e depois registrem o roubo. O valor do frete, às vezes, é de R$ 3 mil, e os criminosos oferecem R$ 10 mil para que eles desviem a mercadoria”, conta o delegado Alexandre Bruno.


Em outros casos, as quadrilhas investigam a vida dos caminhoneiros e os chantageiam, ameaçando sequestrar ou matar algum familiar, como esposa ou filhos. Com medo, os motoristas obedecem às ordens dos criminosos, entregando a mercadoria.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.