O prêmio, organizado pelo FETCEMG, visa homenagear empresas que se sensibilizam pela causa ambiental e apoiam o Programa Ambiental do Transporte, o DESPOLUIR
O Rodoviário Camilo dos Santos venceu, na categoria ouro, o 14ª Prêmio Melhor Ar, concedido pela Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (FETCEMG). A entrega aconteceu na última quinta-feira, dia 6 de outubro, em uma cerimônia realizada na unidade do SEST SENAT em Contagem (MG). O prêmio tem como objetivo homenagear e reconhecer empresas que se sensibilizam pela preservação do meio ambiente e que apoiam o DESPOLUIR, Programa Ambiental do Transporte.
“Mais do que uma empresa com foco em resultado, a Camilo dos Santos sempre teve sua responsabilidade corporativa pautada nos conceitos de ESG – governança ambiental, social e corporativa. Este prêmio é um reconhecimento destas ações, uma vez que, para nós, o desenvolvimento só é sustentável quando ele retorna à sociedade e ao meio ambiente os seus investimentos. Estamos sempre buscando incorporar em nossas diretrizes de expansão ações que possam cuidar do futuro do nosso planeta, como a frota elétrica da Camilo dos Santos, que já está a caminho. Mais uma vez, agradecemos a FETCEMG por esta conquista”, ressalta o diretor comercial da Camilo dos Santos, Eduardo Santos Júnior.
Outro viés que contribuiu ativamente para a obtenção deste prêmio, que inclui a implantação de projetos e de processos, é o material humano presente na Camilo dos Santos. “O prêmio representa o reconhecimento de um trabalho diário que a empresa faz por ser sustentável, humana e com retorno à sociedade em que atua. Para tanto, reforçamos nossa preocupação com o meio ambiente, o clima e, sobretudo, com as pessoas, razão máxima da nossa atuação, sejam elas clientes, o nosso time interno e a população em geral”, destaca o diretor de Gente e gestão da Camilo dos Santos, Michael Guedes.
DESPOLUIR e outras iniciativas encabeçadas pela Camilo dos Santos
Em quase quatro décadas de história, a Camilo dos Santos sempre incorporou em sua operação práticas de consumo consciente, de desenvolvimento sustentável e de responsabilidade corporativa. O programa Despoluir, coordenado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), é um deles. As emissões de poluentes da nossa frota são periodicamente analisadas, garantindo que os níveis emitidos pelos veículos estejam dentro do adequado, reduzindo, assim, os impactos e os danos ao meio ambiente.
Também faz parte da nossa rotina o projeto de otimização em energia elétrica, por meio da instalação de placas solares fotovoltaicas; o plano de gerenciamento de resíduos, que visa classificar, separar e, posteriormente, destinar ao descarte adequado; e o reaproveitamento e uso racional de recursos hídricos, a partir de um sistema que realiza a coleta da água das chuvas para ser reaproveitada na lavagem e higienização da nossa frota.
voltar