De acordo com a Câmara, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, será convidado para a audiência, além do secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, e representantes da Polícia Federal, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Polícia Rodoviária Federal e das empresas de seguros privados.
A proposta de resgatar a cobrança pela regulamentação da Lei Negromonte, como ficou conhecida no meio dos transportes, foi do deputado Hugo Leal (PSC-RJ). “É o aumento do custo Brasil. O roubo de cargas aumenta o frete, aumenta a despesa. E isso obviamente encarece o preço do produto. O objetivo da audiência pública é saber o que pode ser feito para a redução do roubo de cargas”, disse o deputado.
A Lei Complementar nº 121 foi criada para facilitar o combate ao roubo de cargas no Brasil, uma guerra que está sendo ganha pelos bandidos e que, nos últimos dez anos, tirou a vida de 319 motoristas. Com este instrumento legal e a criação do Sistema Nacional de Prevenção, Fiscalização e Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas, o setor terá como esperar melhor resposta policial e judicial contra o crime.
Aprovada em 2006, a Lei sofreu vetos importantes do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em artigos que criavam o perdimento dos bens de suspeitos de envolvimento no roubo de cargas e a utilização destes bens para a criação de um fundo para financiar todo o sistema de combate e repressão ao crime.
Leia a íntegra da Lei Negromonte
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