Compartilhe
01 de Setembro de 2014 – 04h36 horas / Portal Transporta Brasil

A Câmara dos Deputados está analisando um Projeto de Lei que proíbe a frisagem de pneus por revendas, oficinas, autopeças, borracharias e estabelecimentos similares, bem como a comercialização de pneus que passaram pelo procedimento. De caráter conclusivo, a proposta ainda será analisada por outras comissões.

 

Criar novos sulcos em um pneu usado, tentando transformá-lo em um novo, de acordo com o texto do Projeto 7038/14, do deputado Celso Maldaner (PMDB-SC), traz riscos durante a viagem do veículo.

 

“Ao fazer o novo friso, diminui-se a espessura da borracha, além da que já foi perdida com o desgaste natural, deixando a lona da banda de rodagem mais superficial”, explica Maldaner. O parlamentar também ressalta que, em um grande número de acidentes, os veículos envolvidos estão com pneus frisados. “A frisagem diminui drasticamente o desempenho e a estabilidade do veículo, além de favorecer o estouro do pneu”, destaca.

 

O projeto adiciona dispositivo ao Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97). Segundo a proposta, a inspeção da medida e a ocasional aplicação de penas ao descumprimento da regra serão explicitadas em regulamentação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.