Compartilhe
05 de Setembro de 2014 – 05h26 horas / Portal Transporta Brasil

A Câmara dos Deputados está analisando um Projeto de Lei que torna facultativo o atual Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por veículos automotores, o DPVAT, ou por sua carga, a pessoas transportadas ou não. A proposta está pronta para ser votada no Plenário.

 

O seguro é previsto na Lei 6.194/74. Pela proposta, ele passará a se chamar Seguro Facultativo de Danos Pessoais.

 

A proposta 7097/14, é de autoria do deputado Simão Sessim (PP-RJ). “É direito de todo cidadão ter respeitada sua vontade de querer ou não contratar qualquer espécie de seguro, não podendo nem o Estado nem a iniciativa privada impor-lhe tal obrigação”, diz Sessim.

 

Atualmente, deixar de pagar o seguro obrigatório deixa o proprietário em situação irregular com a documentação oficial do veículo.

 

Pelo texto, na emissão ou renovação do documento oficial de licenciamento anual, o cidadão deverá poder optar pela contratação ou renovação, ou não, do seguro. A informação passará a constar no documento de licenciamento.

 

As outras regras disciplinadoras previstas na lei atual serão conservadas no que forem combinantes, sendo abolidas todas as disposições que contrastem com a nova natureza não obrigatória do seguro.

 

De acordo com a proposta, os departamentos de trânsito dos estados e do Distrito Federal deverão se adequar à norma no prazo de seis meses.

 

Com informações da Agência Câmara


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.