Compartilhe
28 de Setembro de 2018 – 16h19 horas / SETCESP

O SETCESP promove viagens técnicas internacionais com os líderes e executivos do Transporte Rodoviário de Cargas brasileiro com o objetivo de conhecer novas tecnologias, procedimentos e legislações que são aplicadas no exterior e que podem servir de referência para novas iniciativas no Brasil.

 

A importância dessas viagens da entidade, que acontecem há mais de uma década, podem ser ressaltadas através das iniciativas que partiram delas, como por exemplo, a lei que puni o receptador de carga roubada. Uma legislação existente na Argentina e conhecida pelos empresários brasileiros na viagem de 2004 ao país foi a inspiração para esta melhoria no setor. Hoje a legislação é uma realidade em diversos estados, inclusive em São Paulo (Lei 15.315). 

 

Outro exemplo da eficácia das viagens é o Laboratório SETCESP de Inovação, serviço da entidade que fomenta o desenvolvimento de novos produtos e serviços para o transporte rodoviário de cargas e que foi idealizado depois da Viagem Técnica 2016 ao Vale do Silício, nos Estados Unidos.

 

Nesse ano, a viagem foi para Alemanha, país que realizou uma ampla reforma na legislação trabalhista, com semelhanças a do Brasil, e que fortaleceu sua economia por meio da redução das taxas de desemprego e ampliação do lucro das empresas com a expansão do consumo.

 

Além disso, a Alemanha é conhecida por suas autoestradas e possui, ainda, grande vantagem competitiva em relação aos concorrentes europeus devido a sua infraestrutura de transporte totalmente integrada que garante alta eficiência da cadeia produtiva nacional. Outro destaque do país visto na viagem foi o Salão Internacional do Automóvel (IAA), no qual montadoras exibiram suas tendências, conceitos e apostas para o mercado de veículos pesados. As visitas às transportadoras, nas quais se permitiu fazer intercâmbios de conhecimentos também valem ser destacadas.

 

Ao visitar países de referência para o setor, a entidade se renova com as tendências mais avançadas, ao mesmo tempo que caminha para implementar no Brasil os conhecimentos adquiridos nessas ricas experiências. Agora é só aguardar pelas inovações que virão!


voltar