Brasil é o penúltimo em lista de competitividade
Compartilhe
15 de Janeiro de 2015 – 05h07 horas / Folhapress

O Brasil permanece no fim do ranking de competitividade para empresas elaborado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). Na comparação com 14 países em 2014, divulgada ontem, só a Argentina fica atrás.


O levantamento analisa o desempenho de economias consideradas similares em oito quesitos: infraestrutura e logística, educação, mão de obra, impostos, disponibilidade e custo do capital, ambiente macro e microeconômico e tecnologia e inovação.


A pior colocação do país está em disponibilidade e custo de capital. Com a taxa de juros real de curto prazo mais alta entre as nações pesquisadas, o Brasil caiu uma posição, para o último lugar. A economia brasileira ainda recuou em infraestrutura e ambiente macroeconômico.


Houve melhora em custo e disponibilidade de mão de obra, onde o o país passou da sétima para a quarta posição -mas porque China e Austrália caíram, diz Renato da Fonseca, gerente de pesquisa e competitividade da CNI. “O problema está atrelado à educação e à falta de investimento da indústria”, diz Fonseca.


Embora o Brasil tenha melhorado o peso de impostos, ainda está na 13ª posição. No ambiente microeconômico, a economia brasileira subiu do 13º para o 11º lugar. Nas categorias inovação e educação, o Brasil manteve a 8ª e 9ª posição, respectivamente.


Ranking

Para a comparação, foram selecionados 14 países considerados concorrentes diretos do Brasil. São eles: Argentina, Colômbia, México, Polônia, Turquia, Índia, Rússia, África do Sul, Chile, China, Espanha, Austrália, Coreia do Sul e Canadá.

O ranking foi montado a partir da análise da qualidade da infraestrutura e da educação de cada país, do custo e da disponibilidade de mão de obra doméstica, do peso dos impostos, do custo do capital para as empresas, do ambiente macro e microeconômico e do nível de tecnologia e inovação das nações.


O desempenho poderia ser pior não fosse a grande quantidade de trabalhadores disponíveis no mercado. Neste quesito, o país perde apenas para a China e para o México.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.