Compartilhe
23 de Setembro de 2016 – 05h16 horas / CNT

O potencial de investimentos no Brasil foi destacado na quarta-feira (21), no Pavilhão Brasileiro Brazil on Rails, na InnoTrans, a maior feira metroferroviária do mundo, que está sendo realizada nesta semana em Berlim, na Alemanha. O seminário reuniu mais de 100 empresários, representantes de órgãos governamentais e entidades de classe do Brasil, e visitantes da InnoTrans.

 

A necessidade do desenvolvimento da infraestrutura de transporte e logística no país e de parcerias com investidores foram alguns dos pontos abordados pelo diretor internacional da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Harley Andrade, durante o seminário. “O Brasil carece de investimentos em infraestrutura de transporte, não só de ferrovias, mas em todos os modais. O Brasil é um país de dimensões continentais e é muito importante que tenhamos um investimento maciço em transporte”, disse o diretor.

 

Harley Andrade também reforçou que, segundo o Plano CNT de Transporte e Logística 2014, são necessários R$ 1 trilhão em investimentos para mudar a malha de infraestrutura de transporte nacional, com ampliações e reformas. “O governo investe R$ 20 bilhões por ano no setor de transporte, valor dedicado no orçamento. Dentro desse montante, não consegue gastar nem 70% dado aos diversos fatores, como burocracia, dificuldade de licitar e alocar recursos. O investidor estrangeiro é necessário e precisa ir para o Brasil, precisa investir, precisa ser atrativo para que ele possa ter retorno”, destacou o executivo da CNT.

 

O diretor-executivo do escritório da CNT na Alemanha, Thiago Ramos, também participou do seminário do Pavilhão Brasileiro. “É mais uma possibilidade que temos de mostrar a nossa atuação e aquilo que pretendemos trazer para o Brasil. Sem uma visibilidade como esta, não teremos possibilidade de conquistar os objetivos, principalmente atração de investimento e tecnologia. Esse evento é um dos principais cenários de visibilidade, de mostrarmos as ações e fazermos conexões”, explicou Ramos.

 

O diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Jorge Bastos, apresentou um vídeo institucional sobre a Agência e fez uma palestra sobre o panorama do transporte ferroviário de carga do Brasil. Ele destacou a importância do Pavilhão Brasileiro na InnoTrans ao afirmar que “é de suma importância e conseguimos expor nossos projetos ferroviários no Brasil para os próximos anos”. “Um dos focos do Brasil, hoje, é a interoperabilidade nas ferrovias, além das propostas que o governo nos enviou recentemente através da reunião do PPI (Programa de Parceria de Investimentos), que são as novas concessões que estão para ser licitadas, como a Ferrovia Norte-Sul. É importante que o mercado entenda como o governo brasileiro está propondo fazer essas concessões. A agência vai dar garantias para que esses contratos sejam cumpridos, fielmente, até o final”, explicou Jorge Bastos.

 

O idealizador do estande Brazil on Rails, Rodrigo Vilaça, que também é presidente da Seção de Transporte Ferroviário de Carga e Passageiros da CNT e diretor da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos); o presidente da Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária), Vicente Abate; e Cristina Kerr, CEO da CKZ Eventos e responsável pelo Pavilhão Brasileiro, também participaram do seminário.

 

Sobre o Pavilhão Brasileiro e InnoTrans

 

A InnoTrans começou no dia 20 e segue até 23 de setembro, em Berlim, na Alemanha. Na última edição, foram 28 pavilhões com mais de 2,7 mil expositores de 55 países e mais de 130 mil visitantes. A feira é uma plataforma para networking entre fornecedores nacionais e internacionais e compradores dos setores de transporte ferroviário de carga e passageiros.

 

O Projeto Brazil on Rail faz parte da InnoTrans desde 2010 e reúne no Pavilhão Brasileiro mais de 30 empresas e 100 executivos.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.