Brasil acelera em contratações verdes, mas ainda falta mão de obra qualificada, indica LinkedIn
Compartilhe

Estudo analisou mais de 1 bilhão de pessoas globalmente, sendo mais de 89 milhões no Brasil.

A contratação de profissionais com “habilidades verdes” segue crescendo em ritmo acelerado – mais do que o dobro da velocidade da formação de novos talentos qualificados nessa área.

É o que mostra um novo levantamento do LinkedIn com sua base de usuários – mais de 1 bilhão de pessoas globalmente, sendo mais de 89 milhões no Brasil – feito entre janeiro de 2021 a julho de 2025.

Segundo a análise, profissionais com habilidades voltadas à sustentabilidade são contratados a uma taxa 47% superior à média da força de trabalho geral, globalmente.

O estudo indica que a contratação de profissionais com habilidades sustentáveis cresceu 8% no mundo, enquanto a oferta desses profissionais aumentou 4,3%.

No Brasil, a taxa de “contratações verdes” também apresentou crescimento, saltando de 12,1% em 2021 para 18,1% em 2025. No mesmo período, a concentração de talentos verdes (proporção de profissionais com habilidades verdes na força de trabalho total) passou de 12,3% para 15,3%, sendo que somente de 2024 para 2025, o crescimento da oferta desses profissionais foi de 6,7%, segundo os dados do LinkedIn.

Habilidades verdes mais demandadas no Brasil em 2025:

Mitigação de riscos

Eficiência operacional

Gestão integrada da cadeia de suprimentos

Estratégia de sustentabilidade

Impactos das mudanças climáticas

Setores com maior participação de contratações verdes no Brasil em 2025:

Agricultura, pecuária e silvicultura: 37,9%

Construção civil: 36,2%

Petróleo, gás e mineração: 33,3%

Serviços públicos (utilities): 29,7%

Manufatura: 24,8%

Para Ana Claudia Plihal, executiva de soluções de talentos do LinkedIn Brasil, o desequilíbrio entre oferta e demanda por profissionais com habilidades voltadas para a sustentabilidade representa um desafio e uma oportunidade. “Temos [no Brasil] condições de liderar a transição verde, desde que haja um trabalho conjunto para ampliar o acesso a essas habilidades que já não são apenas diferenciais, mas essenciais”, disse em nota sobre a divulgação do estudo.

 

Tecnologia lidera contratações verdes no mundo

Globalmente, o setor de tecnologia liderou o crescimento de contratações com habilidades sustentáveis, com alta média anual de 11,2% entre 2021 e 2025. Em 2025, 14,7% dos profissionais desse setor ao redor do mundo já possuíam pelo menos uma habilidade verde.

Ainda de forma global, as categorias de habilidades verdes mais frequentemente adicionadas ao redor do mundo em 2025 foram:

Gestão de energia

Educação para a sustentabilidade

Prevenção de resíduos

Aquisição sustentável

Entre elas, gestão de energia foi a habilidade com crescimento mais rápido, com aumento de 17,4% no número de profissionais que adicionaram essa competência aos seus perfis, impulsionada pelo avanço das energias renováveis e pelas demandas geradas pela inteligência artificial (IA).

No contexto da IA, profissionais com esse perfil vêm adicionando cada vez mais competências verdes ligadas à eficiência, manutenção e sustentabilidade industrial. As que mais cresceram globalmente entre talentos de IA foram: eficiência operacional (+579%), manutenção e reparo (+190%), gestão do ciclo de vida do produto (+152%) e otimização de processos (+132%).


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.