Bovespa opera em alta com Copom e Previdência no foco
Compartilhe

O principal indicador da bolsa paulista, a B3, operou em alta nesta última quarta-feira (8), em dia de decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central e de participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, na comissão especial da reforma da Previdência na Câmara, em sessão também marcada pela repercussão do balanço da Petrobras e dados de vendas e produção da Vale no começo do ano.

Às 13h04, o Ibovespa subia 1,75%, aos 96.042 pontos. Veja mais cotações.

Entre as maiores altas, Petrobras subia 4%, após anunciar na véspera lucro de R$ 4,03 bilhões no primeiro trimestre. Itaú e Banco do Brasil tinham alta acima de 2%. Já a Azul subia 4%.

Entre as quedas, Vale recuava ao redor de 0,50%, após informar queda de 22% nas vendas no 1º trimestre, em meio aos cortes de produção decorrentes do impacto da tragédia de Brumadinho.

Fora do Ibovespa, as ações da Taurus subiam 16%, após decreto do presidente Bolsonaro que facilita a venda de armas e munições no país.

Na véspera, a Bolsa fechou em queda de 0,65%, aos 94.388 pontos, no segundo recuo consecutivo.

Cenário local

A decisão do Copom deve ser anunciada por volta das 18h, e a expectativa do mercado financeiro é que a taxa básica de juros, a Selic, seja mantida em 6,5% ao ano. Se confirmada, esta será a nona manutenção seguida da taxa Selic, que permanecerá no menor patamar da série histórica.

Na Câmara dos Deputados, a comissão especial da reforma da Previdência ouvirá nesta tarde o ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele irá participar da primeira de uma série de audiências públicas que a comissão vai realizar para debater a proposta, considerada pelo governo como a principal medida para recuperar as contas públicas do país.


voltar